Cotidiano

Índice de violência reduzirá em 2016, diz comandante do CPC

Polícia Militar intensificou presença de policiais nas ruas neste fim de ano; índice de roubos pode ter caído em cerca de 15%

O comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, coronel Egberto Lima, afirmou que a criminalidade no Estado deve reduzir no próximo ano. Em entrevista ao radialista Getúlio Cruz, Lima enfatizou que a ‘Operação Corredor Comercial’, da Polícia Militar, está inibindo a ação de bandidos nos centros comerciais da cidade. Durante o programa Agenda da Semana da Rádio Folha AM 1020, na manhã de ontem, ele também afirmou que, para obter melhores resultados, a PM precisa aumentar o contingente.

Dentre as ações anunciadas pelo coronel para combater a criminalidade, ele destacou a operação Corredor Comercial, em execução há uma semana pelo CPC, que tem o objetivo de garantir que os boa-vistenses possam realizar suas compras de final de ano com mais segurança. “E assim tem sido feito”, comentou.

Ele ressaltou também que a operação deve se estender além das festas de final de ano, pois foi detectada a necessidade de uma segurança permanente nas vias comerciais da Capital. “Em dias de pagamento e em outros períodos de comemorações, o quantitativo de policiais voltará a aumentar nos principais pontos de movimento. Durante o período letivo, as viaturas farão policiamento também em áreas escolares nos horários de entrada e saída de alunos. Percebemos que isso é uma necessidade para Boa Vista, que já não é a de uma cidade tranquila”, ressaltou o coronel Egberto.

A operação inseriu cerca de 75 policiais nas zonas bancárias e comerciais da cidade para evitar os furtos e assaltos característicos nestas áreas. Esses policiais estão fazendo a vistoria a pé nas áreas de comércio e estão rodando em viaturas nas Avenidas Jaime Brasil, Estrela d’Alva e Centenário, além das feiras do São Francisco e do Garimpeiro.  

O coronel estima que tenham sido evitados quase 15% dos roubos no final deste ano nos sete dias de atuação da operação. “É um trabalho preventivo que inibe a ação destas figuras má intencionadas. É claro que estamos especulando, só teremos um número concreto no início do próximo mês”, completou.

No interior do estado, o coronel destacou que a PM também está realizando uma operação. Conhecida como a ‘Operação Saturação’, os policiais buscam locais de difícil acesso e que tenham indícios de criminalidade, com o intuito de garantir a segurança da população fora da capital. “Com motocicletas, nossos policiais estão procurando os locais mais distantes para garantir a segurança da nossa população”, frisou.

Para o comandante do CPC, apesar dos esforços da PM, é preciso que o Estado se atente a dois fatores para obter resultados excelentes. O primeiro seria a realização de concurso e o aumento dos atuais 1.800 PMs para a totalidade de 5 mil. “Esse seria o número ideal para a PM. Teríamos policiais disponíveis na Capital e também em todas as localidades do interior. Isso iria aumentar não só a resposta da polícia como também a sensação de segurança da população”, considerou.

O segundo ponto abordado por ele foi a colaboração da população. Ele explicou que é preciso que as pessoas tenham cuidado na rua e “não deem motivos para serem assaltadas”. “Medidas como não andar com celular à mostra, não sair do caixa eletrônico sozinho, são medidas simples, mas que evitam muitas coisas”, concluiu. (J.L)