As primeiras doses da coronavac foram administradas na manhã desta terça-feira, 19, em Roraima. As três pessoas escolhidas foram um idoso, uma indígena e um profissional da saúde, de acordo com critérios do Ministério da Saúde (MS).
Foram vacinados na sequência: a representante indígena Iolanda Pereira da Silva, de 45 anos, da etnia macuxi da comunidade indígena em Uiramutã; a profissional da saúde Gilda Aparecida, técnica de enfermagem em Roraima e o idoso José Ribeiro Ferreira da Silva, de 80 anos, morador da ‘Casa do Vovô’.
“É um momento único. Peço que todos se vacinem, que não tenham resistência. Temos uma vantagem. A tecnologia avançou muito, os nossos cientistas estão muito bem estudados. Não tem que ter dúvida sobre as vacinas que estão sendo feitas. Já temos como ter a confiança nessa vacina. Espero que todos se vacinem, que todos os nossos indígenas se vacinem”, declarou Iolanda.
A representante de uma comunidade no município de Uiramutã ressaltou que por ser indígena, apesar de trabalhar com a cura pela natureza, acredita na ciência e no trabalho feito pelos pesquisadores da saúde. Na língua materna, ela pediu para que todos os indígenas de Roraima sejam vacinados.
Momento em que Iolanda Pereira é vacinada (Vídeo: Nilzete Franco/FolhaBV)
Gilda Aparecida, técnica em enfermagem, foi a segunda a ser vacinada (Vídeo: Nilzete Franco/FolhaBV)
O idoso José Ribeiro fala sobre a sua experiência após vacinação (Vídeo: Nilzete Franco/FolhaBV)
PERFIL – Gilda Aparecida de Oliveira, 54 anos, técnica de enfermagem, servidora efetiva, concursada há 16 anos. Sempre sonhou em ter uma faculdade e em 2004 realizou o sonho de concluir o curso técnico em enfermagem.
José Ribeiro Pereira da Silva, 82 anos, é natural de Buriti/MA. Veio para Boa Vista quando ainda era jovem, em busca de melhores condições de vida e encontrou em Roraima a acolhida que tanto buscava.
Iolanda pereira da Silva, da etnia makuxi, é da terra indígena Raposa serra do Sol município de Uiramutã. Trabalha com medicina tradicional indígena, e é parteira tradicional . De janeiro 2018 a novembro 2019 foi coordenadora da medicina tradicional indígena do DSEI leste de Roraima.
O governador Antonio Denarium informou que também irá se vacinar para servir de exemplo para a população. “Tenho que dar a segurança para população que a vacina é eficiente e dar segurança e levar confiança para todos”, declarou.
Confira a live da aplicação das vacinas (Vídeo: Raísa Carvalho/FolhaBV)
Leia mais: