Cotidiano

Indígenas fazem manifestação em frente ao Palácio do Governo

Os indígenas fizeram uma passeata aos arredores do Palácio e finalizaram a ação com a tradicional dança do Parixara

Na manhã desta sexta-feira, 21, professores e alunos indígenas fizeram uma manifestação em frente ao Palácio do Governo, para reivindicar melhorias na qualidade da educação indígena, a valorização dos educadores e a saída da secretária estadual de educação Selma Mulinari.

Os indígenas fizeram uma passeata aos arredores do Palácio e finalizaram a ação com a tradicional dança do Parixara. Forma pela a qual o movimento indígena busca mostrar a sociedade que a manifestação é pacifica.

Segundo a assessora de comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) Mayra Celina, o movimento dos professores e comunidades indígenas de Roraima, está  reivindicando o direito a educação dos povos indígenas. “Estamos aqui em frente ao Palácio para solicitar ao Governo do Estado que respeite e cumpra com os nossos direitos”, afirmou.

O professor da rede estadual de ensino, Neurismar Cirino, disse que a Educação de Roraima esta pedindo socorro. “Educadores indígenas descerram da serra, vieram dos lavrados e se juntaram aos outros professores do estado para lutar por melhorias na educação e, a sociedade branca tem que entender que educar é a melhor forma para se desenvolver uma nação, não se pode fugir disso” pontuou o Educador.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que realizou uma reunião, no dia 13 deste mês, no Palácio Senador Hélio Campos, com a participação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Procuradoria Geral do Estado (PROGE) e Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR), além de outros representantes indígenas de Roraima, onde se comprometeu a cumprir as revindicações discutidas.