Indígenas de várias etnias de Roraima fizeram protestos hoje (25) na Praça do Centro Cívico e em frente ao Palácio do Goveno.
Na pauta de reivindicações, está melhorias para a educação indígena, entre elas, reformas em prédios escolares e materiais didáticos.
Segundo a organização, cerca de 300 índigenas se juntaram a manifestação que se posiciona contra a PEC 241.
“A educação escolar indígena nunca foi amparada totalmente. Ela é amparada nas leis, mas a realidade é diferente, a maioria das escolas indígenas do estado não tem prédio, nós estamos aqui para reivindicar a execução dessas leis”, afirmou uma manifestante.
Com faixas e cartazes, os indígenas fizeram uma caminhada impossibilitando a passagem na Praça do Centro cívico, onde expuseram as principais reivindicações do ato e fizeram apresentações de música e dança tradicionais.
Confira o vídeo
GOVERNO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, que informou que a Secretaria de Educação e Desportos (Seed) enviou uma equipe da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) realizar um relatório com todas as escolas que precisam ser revitalizadas.
A Seed ressaltou ainda que todas as escolas receberam livros didáticos, exceto escolas que ficam em áreas de voos. Os livros didáticos tem a duração de três anos, mesmo assim todo inicio de ano as escolas recebem a complementação desses livros.