Cotidiano

Indígenas irão manter trecho na BR-174 interditado neste sábado

Os indígenas faz a manifestação por serem contrários à aprovação do projeto de lei que trata sobre demarcação de terras indígenas

O bloqueio na BR-174 está localizado próximo a comunidade indígena do Sabiá, no município de Pacaraima. Segundo informações, os organizadores do protesto ainda não têm data definida para encerrar a manifestação.

A passagem, segundo informou o CIR (Conselho Indígena de Roraima) estará liberada a partir das 18h desta sexta-feira (25), e neste sábado (26), os indígenas voltam a bloquear o trecho na BR-174 das 8h às 11h e das 14 às 17h.

No protesto, que teve início esta semana, os manifestantes exibem cartazes e faixas contrários à aprovação do projeto de lei nº 490/2007, que trata sobre demarcação de terras indígenas e que deve entrar em pauta na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) no Congresso Nacional.

As comunidades alegam que a proposta ameaça os direitos constitucionais dos povos indígenas pois transfere a competência do Poder Executivo de demarcação para o Congresso Nacional, segundo eles, de maioria ruralista.

Diversas lideranças indígenas em vários estados do país promovem manifestações contra a aprovação do projeto, inclusive, com representantes de Roraima em Brasília.

PRF – A reportagem entrou em contato com a PRF-RR (Polícia Rodoviária Federal em Roraima), mas não obteve retorno.