Associações indígenas do Amazonas e Roraima lançaram nesta terça-feira, 02, a campanha #ForaGarimpoForaCovid com objetivo de impedir o avanço da doença e da mineração ilegal nas comunidades.
A campanha cobra do Ministério de Justiça e Ministério da Saúde, em conjunto com outros órgãos do governo, de uma ação coordenada e com devidas precauções técnicas sanitárias a fim de promover a desintrusão total dos garimpeiros que ainda estão nas terras indígenas.
A denúncia relata que garimpeiros tem entrado nas terras indígenas em busca de ouro e circulam nas localidades sem nenhuma prevenção de saúde, o que pode facilitar a proliferação da doença. Os indígenas também temem a contaminação das comunidades mais isoladas.
“É questão de tempo até que a Xawara do Coronavírus se espalhe entre nós. Estamos também preocupados com os Moxihatëtëa, grupos de indígenas em isolamento voluntário, que não sabem nada das Xawara que os não indígenas trazem. É preciso impedir que essa invasão cause mais uma tragédia. Precisamos proteger a vida dos Yanomami e Ye’kwana!”, diz parte do manifesto divulgado pelas instituições.
A campanha também consiste na assinatura de uma petição que será enviada ao Vice-presidente da República, General Hamilton Mourão; ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; ministro da Defesa e Forças Armadas, Fernando Azevedo; presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Além disso, as associações também pedem por apoio nas redes sociais para adesão à campanha, maior pressão nos representantes políticos e, quem puder disponibilizar, ajudar com doações a Hutukara Associação Yanomami no combate à Covid-19. Outras informações podem ser acessadas no endereço: https://foragarimpoforacovid.org/.
A campanha #ForaGarimpoForaCovid é uma iniciativa do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana e da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER), Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA).