Indígenas estiveram reunidos em protesto na manhã desta terça-feira, 02, em frente à sede da Justiça Federal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, bairro Canarinho, para protestar novamente em apoio aos colegas que participam de uma nova audiência sobre a nomeação do novo coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste).
Os manifestantes são contra a nomeação de Joseilson Câmara para ocupar o cargo da coordenação. Desde janeiro, o grupo de manifestantes ocupou ao prédio do Dsei-Leste em protesto a mudança.
Segundo Diva Rodrigues de Freitas, tuxaua da região do Alto São Marcos, a escolha tem cunho político e não leva em consideração a opinião dos povos indígenas.
“A nossa insatisfação e a nossa indignação é sobre essa como os políticos fizeram a negociação da nossa saúde sem consultar a gente”, relatou Diva.
“Esse Dsei representa indígenas de sete etnias, são povos diferentes e a pessoa que tiver na frente tem que respeita a cultura dos povos. Nessa reunião vai ser dito ao juiz novamente, nós não vamos aceitar”, reforçou a tuxaua. Diva disse ainda que a ocupação permanecerá por tempo indeterminado.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 03.