Uma atividade em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta terça-feira, 20, foi realizada para povos indígenas, venezuelanos e brasileiros na comunidade indígena de Sorocaima I, localizada em Pacaraima.
O evento foi realizado pela Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento por meio do Programa Integrando Horizontes e teve como objetivo a integração das culturas e a celebração da diversidade cultural da região.
Os moradores da comunidade indígena compartilharam suas tradições, músicas, danças e comidas, em uma apresentação em que mais de 90 pessoas estiveram presentes celebrando e comemorando a data.
Para Omar Pérez, coordenador de migração da comunidade, o apoio da PADF é de extrema importância para Sorocaima I, pois atende às necessidades básicas dos moradores.
Um dos apoios foi o fortalecimento do forno comunitário, que está sendo utilizado para confecção de pães para toda comunidade de Sorocaima I, ademais também será utilizado nos lanches e merendas escolares, não só da comunidade mas de toda região de Pacaraima.
“No último semestre, fomos fortalecidos com doações para os moradores microempreendedores com capacitações em agricultura, padaria e fotografia. Também tivemos entrega de água potável, o que mudou o cenário da comunidade que há mais de 60 anos não tinha acesso fácil à água potável, beneficiando mais de 600 pessoas”, disse ele.