Cotidiano

Indígenas Yanomami perambulam pelas ruas de Mucajaí

O chefe da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Yekuana da Funai, João Catalano, disse que uma equipe saiu nesta manhã, 13, para Mucajaí para levar os indígenas de volta para a comunidade

Indígenas yanomami voltaram a perambular pelas ruas da cidade de Mucajaí. Segundo relatos de moradores, eles vieram da região de Campos Novos, que fica entre Mucajai e Iracema, e estão no local há quase duas semanas. O grupo é composto por quase 40 indígenas que se dividiram em dois grupos.
“Ao sair de casa, a gente se depara com indígenas bêbados, muitas vezes com crianças pequenas nos braços, sob o sol forte. Queremos que a Funai tome providências”, pediu uma moradora.
O chefe da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Yekuana da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Catalano, disse que uma equipe saiu nesta manhã, 13, para Mucajaí para levar os indígenas de volta para a comunidade.
“Estamos acompanhando a situação. Eles vieram para Mucajaí vender artesanato e acabaram ficando. O problema não deve ser resolvido somente pela Funai, mas também pelo governo estadual e municipal”, disse Catalano.
Segundo ele, o governo estadual e municipal tem sido omisso com a questão indígena. “Os indígenas não são de responsabilidade somente da Funai. O Estado deverá promover a proteção deles”, ressaltou.
Catalano lembrou que os indígenas estão numa situação precária nas comunidades onde falta tudo, saúde, educação e proteção.