Cotidiano

Índios ocupam a sede da Sesai em Boa Vista

Apesar da manifestação pacífica, os índios estavam armados com arco e flecha na entrada da Secretaria. Ocupação é por tempo indeterminado

Cerca de 40 índios de cinco etnias diferentes do Sul do Estado (Waimiri-atroari e Yekuana, Yanomami, Sanomá e xirixana) invadiram na manhã de hoje (19) a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), localizada na Avenida Cecília Brasil, no Centro. Os índios pedem a exoneração da coordenadora da Secretaria, Maria de Jesus do Nascimento.

Segundo o líder do movimento, Anselmo Yanomami, de 29 anos, o motivo da exigência da saída da coordenadora seria pela precariedade na Sistema de Saúde da tribos indígenas. “Falta atendimento de qualidade no território Yanomami, não temos assistência médica de qualidade, estamos com alto índice de mortalidade nas tribos. Além disso, faltam medicamentos, estrutura e profissionais para atender nossa demanda”, afirmou.

Yanomami disse ainda que a Coordenadora da Secretaria ainda não apareceu para dar explicações aos índios e que eles farão uma representação junto ao Ministério da Saúde em Brasília para exigir que ela saia imediatamente do cargo. “Não queremos mais ouvi-la, a culpa disso tudo que está acontecendo é dela”, relatou.

Os índios informaram que irão ocupar a sede da Secretaria por tempo indeterminado, até que Maria de Jesus saia do cargo.

Mais informações na Folha impressa de amanhã, 20.

MINISTÉRIO DA SAÚDE- Por telefone, a reportagem entrou com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde em Brasília, que informou que ainda não tem ciência das informações e que vão apurar mais detalhes do caso.