Cotidiano

Infestação de Covid-19 em BV é de 26 para cada 100 mil habitantes

A capital Boa Vista fica em primeiro lugar, à frente de todos os estados brasileiros, com o maior índice de infestação, proporcionalmente, para o coronavírus.

Boa Vista registra nesta terça-feira (104) casos confirmados da Covid-19. Com o número, a incidência na capital é de 26 infectados para cada 100 mil habitantes. Esse índice está acima da média nacional e coloca o município em nível de emergência para o novo coronavírus. No dia 21 de março, menos de um mês atrás, o índice era de 2 infectados. 

O Ministério da Saúde (MS) passou a usar, há uma semana, a métrica de milhão. O primeiro estado mais crítico, segundo cálculo do MS, é o Amazonas, com índice de 250 infectados para cada 1 milhão de pessoas. Utilizando a métrica anterior, quando se calculava por 100 mil, o índice do estado vizinho seria de 25 contaminados, ou seja, menor do que a taxa registrada na capital Boa Vista. 

Levando em consideração que o Estado de Roraima não chegou a 1 milhão de habitantes e a capital Boa Vista detém de quase 70% da população de todo o Estado, com pouco mais de 400 mil moradores, a métrica utilizada permanece a de 100 mil, como base de comparação. 

Em qualquer das métricas, a capital Boa Vista fica em primeiro lugar, à frente de todos os estados brasileiros, com o maior índice de infestação, proporcionalmente, para o coronavírus. O coeficiente de incidência da doença é uma métrica adotada pelo Ministério da Saúde (MS). 

“Esse número crescente nos preocupa muito, pois caminha para colapsar o sistema de saúde, por mais que medidas para reforçar nossas unidades hospitalares sejam tomadas, como estamos fazendo. Então, a melhor estratégia nesse momento é ficar em casa, se for possível. Nossa prioridade agora é salvar vidas”, pontuou a prefeita Teresa Surita.

Diante da falta de vacina e medicação com efeitos comprovados no tratamento da doença, a estratégia mais eficaz no combate ao coronavírus é o isolamento social. 

Investimentos na estrutura de saúde

Para lidar com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Boa Vista fez investimentos nas unidades básicas de saúde e no Hospital da Criança Santo Antônio. Cerca de 200 profissionais de saúde aprovados no último concurso público do município tomaram posse. 

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem assumiram imediatamente seus postos de trabalho para reforçar o atendimento na rede pública. Um seletivo para a contratação de 111 técnicos em enfermagem está em andamento.

A prefeitura contratou 20 leitos de retaguarda para dar apoio ao Hospital da Criança Santo Antônio em caso de superlotação. O HCSA conta hoje com 136 leitos clínicos e a previsão é aumentar mais 30 com a entrega de uma parte da reforma do bloco H. 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital possui hoje 20 respiradores.