A população de Rorainópolis, cerca de 300 quilômetros ao sul do estado, tem sofrido com a grande proliferação de mariposas.
As mariposas, que também são conhecidas como traças, são insetos, que apesar da semelhança com as borboletas, encontram em sua maior diferença o fato de terem hábitos noturnos.
Porém, de acordo com muitos moradores, o grande aumento no número desses insetos tem sido prejudicial à saúde, pois o inseto, quando é tocado acaba soltando um pó das asas, causando irritações na pele e alergias.
Segundo Ângela de Souza, de 31 anos, que é dona de casa, a frequente presença dos animais principalmente durante a noite tem causado transtornos e vem afetando a saúde de seus filhos.
“Basta anoitecer, que ao acendermos as luzes, rapidamente começam a aparecer uma grande quantidade desses insetos, e logo somos obrigados a fechar todas as portas e janelas da casa, pois, caso contrário não conseguimos nem dormir com tantos insetos. Tive que levar meu filho de 6 anos duas vezes ao hospital com os braços apresentando o que parece ser marcas de alergia causadas pelo pó das assas desses bichos”, disse.
Segundo informações da secretaria de saúde do município (Sesau), o aumento na quantidade desses insetos se deve ao período chuvoso, que é propício para a procriação das espécies, mas que a tendência seja a diminuição muito em breve da quantidade de mariposas. (J.R)