Uma infestação de pombos em parte do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista está preocupando pais e alunos, que cobram providências. Os pombos fizeram ninhos no telhado do colégio na quadra e as fezes estão espalhadas em vários pontos da unidade, inclusive no refeitório.
“Infelizmente há muito tempo a escola conta com a presença excessiva de pombos e incidentes com eles já eram constantes no dia a dia dos alunos, mas a presença dos animais têm se intensificado na escola, o que preocupa os alunos em relação à saúde e ao bem estar no ambiente escolar”, disse um dos denunciantes à Folha BV, que não quis se identificar.
Pais e alunos também estão preocupados com a transmissão de doenças pelas fezes das aves. Uma das doenças transmitidas pelos pombos é a criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves e também em ocos de árvores, por exemplo. Inalados, eles se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central. A doença pode dar meningite.
Resposta
Em nota, a UFRR informou que, levando em consideração, a recorrência deste tipo de infestação em espaços urbanos brasileiros, vem ao longo dos anos promovendo ações estruturantes de forma a diminuir os ambientes que esses animais utilizam como poleiros e ninhos.
Na edificação do Colégio de Aplicação, em particular, devido as suas características arquitetônicas, certas essas ações ainda não conseguiram o efeito desejado, mas estão sendo tomadas.