Cotidiano

Influencer tem perfil hackeado e seguidores têm prejuízo de até R$ 13 mil

Dayana Alvez teve a titularidade do número de telefone transferida para outra pessoa e, após isso, os foram perfis hackeados

Uma digital influencer de Roraima teve as redes sociais hackeadas após perder a titularidade do número de telefone para outra pessoa. Os criminosos utilizaram os perfis do Instagram e Whatsapp de Dayana Alvez, de 29 anos, para aplicar o “golpe do PIX” nos seguidores. 

A invasão das contas aconteceu na noite da quarta-feira (11). Dayana explica que assim que percebeu, avisou os seguidores pela segunda conta que ela administra, de uma loja própria, porém, o prejuízo total das vítimas pode chegar até R$ 150 mil. Muitos acreditaram no golpe, pois ao questionarem Dayana no Whatsapp, os criminosos se passavam por ela e confirmavam que era real.

No golpe do PIX, os criminosos divulgam posts com falsas ofertas, em que a vítima deve fazer um pix inicial, com uma quantia mínima, para receber automaticamente de volta um valor 10 vezes maior, o que não ocorre. Os golpistas dizem que o valor a receber é referente a investimentos em criptomoedas.

“Essa invasão nas minhas redes sociais só foi possível mediante uma falha de segurança da operadora TIM, que permitiu que os criminosos fizessem a transferência da titularidade da minha linha para um deles e consequentemente conseguiram invadir minhas redes sociais e aplicar os golpes”, disse Dayana.

Procurada, a operadora TIM afirmou que “adota protocolos rígidos de segurança – que são revisados constantemente para evitar ações indevidas nas linhas” e que “qualquer irregularidade nos acessos deve ser comunicada imediatamente à operadora, que está à disposição dos clientes”.

Logo após a invasão, Dayana disse que entrou em contato com o suporte da TIM para recuperar a titularidade, no tanto, segue sem acesso ao Whatsapp. Ela conseguiu recuperar o perfil no Instagram após contratar um especialista em segurança digital. Os criminosos chegaram a pedir um resgate pela conta que possui cerca de 93,3 mil seguidores.

Assim que acessou novamente ao perfil principal, Dayana publicou uma série de stories relatando a situação e marcou a conta da operadora, que segundo ela, a bloqueou nas redes sociais.

“A TIM nacional me bloqueou nas redes sociais após eu ter esclarecido os fatos sobre o ocorrido. Nos esclarecimentos, meu objetivo era fazer com que meus seguidores entendessem que eu não tinha nenhum envolvimento com o golpe que estava sendo aplicado e entenderem como ocorreu esse dia terrível que acabei tendo que viver”, relatou.

Devido ao prejuízo pessoal e dos seguidores, Dayana contratou um advogado e está promovendo uma ação coletiva para tentar recuperar os valores depositados aos criminosos.

“Eu não sei ao certo o valor total do dano causado, mas levando em consideração só as pessoas que já me procuraram e relataram que caíram e quanto perderam, acredito que deva ser mais de 150 mil reais, tem seguidor meu que chegou a enviar de 1 mil e até 13.500 reais para os golpistas”, contou.

Um boletim de ocorrência também foi registrado na Delegacia Virtual e encaminhado ao 2º Distrito Policial para investigação. A FolhaBV procurou a Polícia Civil que informou que a vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual, por volta das 13 horas, dia 12, relatando ter sido vítima de estelionato em seu Instagram. “O caso foi encaminhado para investigação no 2º Distrito Policial e os trabalhos estão em tramitação”, completou.