A segunda fase de implantação da Infovia 04, projeto que promete conectar localidades isoladas de Roraima e Amazonas à internet de alta velocidade, foi autorizada pelo Ministério das Comunicações. A obra, que faz parte do programa Norte Conectado, já conta com as licenças ambientais necessárias para iniciar o trecho terrestre, conforme anunciado nessa segunda-feira (25).
Com 647 quilômetros de extensão, sendo 515 km subaquáticos, a Infovia 04 ligará Boa Vista (RR) ao distrito de Vila de Moura, em Barcelos (AM), beneficiando cerca de 460 mil pessoas. A infraestrutura atenderá inicialmente 40 escolas, quatro unidades de saúde, três prefeituras e outros pontos estratégicos, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Conexão entre Boa Vista e Vila de Moura
A primeira etapa do projeto foi concluída em agosto, quando o Ibama autorizou o lançamento de cabos subaquáticos no leito do rio Branco, interligando Santa Maria do Boiaçu, distrito de Rorainópolis (RR), a Caracaraí (RR). Agora, os trabalhos seguirão por terra no trecho de 132 km que conecta Caracaraí a Boa Vista.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a obra é essencial para reduzir a desigualdade de acesso à internet na Região Norte. “As pessoas que vivem em áreas remotas precisam de internet de qualidade para acessar serviços públicos básicos, como o SUS. Seguiremos até concluir essa conexão”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Estradas digitais no Brasil
A Infovia 04 faz parte de um projeto nacional que prevê a construção de 28 “estradas digitais” para ampliar a conectividade em áreas de difícil acesso. O investimento total no programa é de R$ 2 bilhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Outras infovias já concluídas incluem a Infovia 00, que conecta Macapá (AP) a Santarém (PA), e a Infovia 03, que interliga Belém (PA) a Macapá. No total, serão instalados 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios, beneficiando 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Impactos para a região Norte
Além de conectar equipamentos públicos, como escolas e hospitais, a Infovia 04 permitirá que operadoras privadas expandam o acesso à internet de banda larga, fomentando o desenvolvimento econômico nas localidades atendidas.
Com capacidade de transmitir até 20 terabits por segundo – equivalente a 200 mil vídeos em alta definição –, os cabos são projetados para durar pelo menos 25 anos submersos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE