Cotidiano

Inicia dia 1° de abril a vacinação contra a febre aftosa em RR

A campanha encerrará no dia 30 do mesmo mês

Inicia no dia 1° de abril a 45ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Roraima. A ação encerrará no dia 30 do mesmo mês e é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Aderr).

Nessa edição, terão que ser vacinados animais de todas as faixas etárias do rebanho bovino e bubalino do Estado. A meta é atingir o 100% de animais vacinados e assim manter Roraima com uma cobertura vacinal sólida, permitindo a produção segura e o acesso ao mercado de carnes, que é chamado circuito não aftósico, onde a exportação chega à casa dos bilhões de reais.

Na primeira etapa de vacinação, é feita a renovação cadastral e o produtor rural registra os nascimentos na propriedade, possibilitando a Aderr saber exatamente o tamanho do rebanho bovino do Estado.

O coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa em Roraima, Marcos Duarte enfatizou o uso do sistema de comunicação da Aderr, o Sigadder, para realizar emissão de Guia de Trânsito Animal e outros serviços, o sistema permite ao produtor acessar os serviços de forma cômoda em sua propriedade. “Para isso, o pecuarista que tiver acesso à internet é só ir na página e clicar no link primeiro acesso”.

NOTIFICAÇÃO

O produtor tem até o dia 15 de maio para fazer a notificação da vacinação junto à Aderr. Para isso, basta apresentar as notas fiscais da vacina e os dados do rebanho, que inclui sexo e idade dos animais.

“Os produtores devem ficar atentos para a atualização dos dados cadastrais [marca ferro, documento da terra, RG e CPF], pois é importante estar com a documentação em dias para facilitar os serviços”, ressaltou Duarte.