Cotidiano

Início das aulas só dia 23 de fevereiro

Prédios de escola precisando de reforma e indefinição do quadro de professores obrigam mudança no calendário letivo

As aulas na rede estadual de ensino começarão apenas no dia 23 de fevereiro, quase um mês após a data definida para o início do calendário letivo de 2015, que estava previsto para começar hoje, dia 27. O anúncio foi feito pela secretária estadual de Educação, Selma Mulinari, durante entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, na sede da pasta.
Segundo ela, vários são os motivos para alteração do calendário, dentre eles a constatação de uma reforma emergencial em algumas escolas estaduais. “Nós montamos um calendário emergencial para essas reformas acontecerem e vamos dar prioridade para aquelas que estão com a estrutura muito danificada”, disse.
Ela destacou que somente os casos  mais urgentes serão solucionados antes do retorno das aulas.  “As reformas gerais irão acontecer durante o percurso das aulas, porque nós não podemos paralisar tudo para fazer reforma. Mas nós vamos atender o emergencial para as escolas que estão muito danificadas e vamos, ao longo do ano, equacionando todos os problemas”, destacou.
Além disso, a secretária destacou que o quadro de professores ainda está incompleto e que está sendo feito um levantamento do quadro efetivo do Estado para só depois iniciar um processo seletivo a fim de complementar a demanda.
“Nós fizemos o chamamento dos nossos professores para que eles pudessem ser lotados e identificarmos a demanda real do que vai ser necessário para fazer um novo seletivo. Estão sendo lotados os professores que estavam fora de sala de aula e acreditamos que grande parte da nossa necessidade está sendo suprida”, disse Selma ao destacar a necessidade de ajustes na Central de Matrículas para equacionar problemas que surgiram de última hora.
Segundo ela, os alunos não serão prejudicados com a alteração do calendário, mas terão que repor algumas aulas aos sábados. “As aulas irão terminar em dezembro, como previsto, mas serão repostas aulas aos sábados para serem cumpridos os dias letivos”. Em relação ao Colégio Militar, a secretária informou que a instituição também se encaixará dentro do novo calendário.
TRANSPORTE – A Secretária Selma Mulinari também foi questionada sobre o serviço de transporte escolar na Capital e no interior.  Ela informou que já estão sendo vistoriados os veículos e que não haverá nenhum atraso quanto à permissão destes carros para circulação. “Garanto que não haverá problema quanto a isso”, frisou. (JL)