A partir desta terça-feira, 01 de setembro, estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado em Educação e mestrado em Agroecologia, para o ano acadêmico de 2016.
Os processos seletivos foram recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) surgiu após uma parceria entre a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia em Roraima (IFRR) e no caso de Agroecologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Roraima (Embrapa-RR).
Para se inscrever, o candidato deve realizar o exame de ingresso no site da Uerr, devendo o interessado requerer a inscrição a partir de hoje, até o dia 8 de outubro, exclusivamente no link http://cpc.uerr.edu.br/concurso/posgraduacao/.
EDUCAÇÃO
Para o mestrado em Educação, estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo seis para cada linha de pesquisa: Formação, Trabalho Docente e Currículo; e Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade, conforme disponibilidade de professor orientador.
Além de promover a pesquisa, o objetivo do mestrado é fazer com que o mestrando compreenda os processos, as políticas, os projetos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar; diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes; os processos próprios da educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade.
AGROECOLOGIA
O curso tem como área de concentração Agroecologia e se organiza em duas linhas de pesquisa: Biodiversidade funcional em agroecossistemas amazônicos e Sistemas agroecológicos, gestão territorial e sustentabilidade na Amazônia.
Estão sendo oferecidas 15 vagas para o ano letivo 2016. Para efeito do processo seletivo de ingresso, a distribuição das vagas não se vincula às Linhas de Pesquisa nem a concessão de bolsas de estudo. Os candidatos classificados acima do número máximo de vagas poderão vir a ser convocados em casos de desistência, seguindo a ordem de classificação, sob anuência da Comissão de Seleção.
O objetivo do mestrado acadêmico em Agroecologia é proporcionar aos futuros profissionais, capacidade e conhecimentos necessários para contribuir com o desenvolvimento e sustentabilidade local, regional e global. Nesse sentido, visa à melhoria da qualificação, por meio de profissionais das diferentes áreas relacionadas ao exercício de atividades de ensino, voltadas para a agroecologia, bem como de inventários e manejo da biodiversidade e das relações humanas com o meio.
Poderão se inscrever candidatos brasileiros ou estrangeiros com diploma ou equivalente de curso superior (Bacharelado/Licenciatura/Tecnólogo) realizado no Brasil e oficialmente reconhecido em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais, e outras áreas afins.
Também podem participar os candidatos estrangeiros e brasileiros portadores de diploma ou equivalente de graduação em instituição de ensino superior estrangeira com curso comprovadamente reconhecido pelas autoridades oficiais do país onde foi realizada a graduação.
Os candidatos com previsão de conclusão de curso de graduação para o segundo semestre de 2015, também podem participar desde que apresentem, no ato da inscrição, uma declaração da respectiva coordenação do curso com a previsão de colação de grau, que deverá ser realizada em tempo hábil para a efetivação da matrícula no curso de mestrado, conforme o período estipulado no cronograma de seleção.
TAXA
Para os dois mestrados, a taxa de inscrição é de R$ 100,00, que deverá ser efetuada por meio de boleto bancário gerado no ato da inscrição, conforme data e horário de vencimento, deste título bancário. Após esta data a inscrição será considerada inválida.
Confira o edital completo do Mestrado em Educação.
Aditamento do edital do Mestrado em Educação.
Confira o edital completo do Mestrado em Agroecologia.