Cotidiano

Inscrições para cursos do IFRR no Bonfim seguem até quinta

O Campus Avançado Bonfim oferta 105 vagas em três cursos presenciais FIC

Moradores do Bonfim e das proximidades podem se inscrever, até dia 6 de fevereiro, em um dos três cursos presenciais de formação inicial e continuada (FIC) do Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima. São ofertadas gratuitamente 35 vagas em cada um dos seguintes cursos: Auxiliar de Secretaria Escolar, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Agricultor Familiar, com o mínimo de 160 horas de carga horária.

As inscrições para uma das 105 vagas devem ser feitas presencialmente, até esta quinta-feira, 6, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do CAB, que fica na Avenida Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio. A escolaridade varia de acordo com o curso pretendido. Para o de Auxiliar em Secretaria Escolar, é exigido ensino médio completo; para o de Libras, ensino fundamental completo; e para o de Agricultor Familiar, o fundamental incompleto.

Conforme o cronograma do edital, a seleção dos inscritos será realizada no dia 13 de fevereiro por meio de sorteio. As matrículas devem ser feitas de 19 a 21 de fevereiro, das 8h às 17h, e no dia 26 de fevereiro, das 14h às 17h. O início das aulas está previsto para o dia 3 de março. É fundamental que os interessados acompanhem o edital e os resultados no link a seguir: http://bonfim.ifrr.edu.br/processo-seletivo/edital-02-2020-cursos-fic/edital.

 Para se inscrever, além do formulário de inscrição preenchido, o interessado deverá apresentar o original e a cópia dos seguintes documentos: certificado ou declaração de escolaridade, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor e o último comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral, além de Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (para os candidatos do sexo masculino). Também é necessário levar duas fotos 3×4 (originais e recentes).

No caso dos estrangeiros, além dos documentos citados, é necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) – visto permanente ou de estudante; Histórico Escolar, com tradução juramentada; declaração de equivalência de estudos feitos no exterior, acompanhada do original, emitida por instituição devidamente credenciada; e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) – nos países em que o teste não é aplicado, a prova é realizada pela Capes –, exceto para os cidadãos oriundos de países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).