Os graduados no ensino superior devem ficar em alerta para as inscrições dos mestrados interinstitucionais nas áreas de Educação e de Direito, que se encerram no dia 30 de abril. São 50 vagas oferecidas para as primeiras turmas no Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Para se inscrever, os interessados precisam preencher um formulário online e a ficha de inscrição; salvar o formulário e a ficha em formato digital; e enviar ambos, junto com sua documentação pessoal e o projeto de pesquisa para o endereço eletrônico [email protected].
Os documentos são cópia do diploma autenticado da graduação, currículo Lattes, documentos de identificação, histórico, fotografia 3×4, comprovante de residência e de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$150.
PROCESSO SELETIVO – As etapas do processo seletivo dos mestrados compreendem a análise curricular e do anteprojeto de pesquisa, entrevista e prova de línguas. Apenas os aprovados na primeira etapa, quando são avaliados o currículo, o projeto e a aceitação de um orientador, serão comunicados sobre a entrevista, que vai acontecer por meio de plataforma digital.
Já a prova de línguas ocorrerá em data a ser divulgada para os alunos aprovados. Os candidatos vão optar por espanhol, francês ou inglês já no preenchimento do formulário de inscrição.
A divulgação dos resultados e dos horários das entrevistas será realizada via e-mail cadastrado no momento da inscrição. A previsão da Estácio da Amazônia e a Universidade Estácio é que as aulas devem começar no dia 1º de junho. No lançamento dos mestrados, os aprovados terão descontos no valor da mensalidade.
LINHAS – Para profissionais e operadores do Direito, o mestrado terá como área de concentração o Direito Público e Evolução Social, abrangendo o Direito Constitucional, a Teoria da Constituição, a Teoria dos Direitos Fundamentais e a Filosofia do Direito. As linhas de pesquisa são ‘Acesso à Justiça e Efetividade do Processo’ e ‘Direitos Fundamentais e Novos Direitos’. A nota do Capes para mestrado de Direito da Estácio é 5.
‘Educação e cultura contemporânea’ é a área de concentração do mestrado em Educação que possui nota da Capes 4. As três linhas de pesquisas que o mestrado vai oferecer são ‘Políticas, gestão e formação de educadores’, ‘Representações sociais e práticas educativas’ e ‘Tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais’.