Cotidiano

Inscrições para Prêmio de Educação para o Trânsito começam na sexta

Alunos e professores de escolas públicas e privadas podem se inscrever; valor total da premiação é de R$ 26.700

Alunos e professores de escolas públicas e privadas do Estado interessados em participar do “1º Prêmio Detran/RR de Educação para o Trânsito” devem ficar atentos. As inscrições começam no próximo dia 18 e seguem até 09 de outubro, mesmo período em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito.

Para quem ainda não consultou o edital, basta acessar a página do Detran no endereço eletrônico: www.detran.rr.gov.br, onde ficará disponível até esta quarta-feira, 16, conforme cronograma. O valor total da premiação é de R$ 26.700,00 a ser dividido entre os trabalhos vencedores do 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e subcategoria

O concurso é dividido em cinco categorias, sendo elas: Pré-escolas, para alunos de 4 a 5 anos de idade; Ensino Fundamental, com subcategorias para alunos do 1º ao 9º ano; Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educador(a).

Para cada uma delas, é necessária a elaboração de material conforme os temas determinados no edital. Dentre os temas estão “Um passeio pela minha cidade”, “O direito de ir e vir”, “Segurança no trânsito”, “O trânsito que queremos”, entre outros. Quanto aos tipos de trabalhos, estes podem ser contos, poesias, história em quadrinhos, frases com ilustração ou esquete teatral (peça de curta duração).

No caso da categoria Educador(a), será inscrito o Projeto Pedagógico voltado à educação no trânsito. Ainda conforme edital, é necessário que o professor tenha desenvolvido as atividades do projeto em sala de aula em 2013 e/ou 2014.

A ficha de inscrição para participação do concurso estará disponível no site do Detran a partir da sexta-feira, 18. Ela deve ser impressa, preenchida e entregue juntamente com os trabalhos na Diretoria de Segurança do Trânsito do Detran (av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1282, Bairro dos Estados). O horário de atendimento é de 8h às14horas.

Encerrado o prazo das inscrições, os trabalhos passarão por duas etapas de avaliação. A primeira é chamada triagem, quando serão excluídos os trabalhos que estiverem em desacordo com o edital e separados por categoria aqueles que atenderem às exigências previstas no edital.

Já a segunda etapa será a de seleção e julgamento dos trabalhos de acordo com os critérios de adequação ao tema, criatividade, expressividade e composição, entre outros.

O resultado parcial do prêmio será divulgado de 29 a 31  de outubro. O interessado em interpor recurso terá de 19 a 21 do mesmo mês para entregar o formulário devidamente preenchido, disponível no site da autarquia, na Comissão Julgadora. O atendimento será na Diretoria de Segurança do Trânsito, mesmo local de entrega dos trabalhos.  

Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado no dia 16 de novembro no site do Detran e no Diário Oficial do Estado de Roraima. Os vencedores também serão informados por e-mail e telefone. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 8 de novembro.  (M.F)

Para presidente do Detran, a ação educativa é a mais eficiente

O objetivo do concurso, segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Juscelino Pereira, é fazer com que a educação para o trânsito seja discutida em toda a rede de ensino do Estado.

Além disso, pretende-se incentivar a produção e execução de trabalhos voltados para o tema nas escolas, tanto públicas quanto particulares. De acordo com Pereira, entende-se que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a educação no trânsito.

Sobre a importância do projeto, ele destaca que o órgão fiscalizador possui duas ações principais: as repressivas e as educativas. “Porém as educativas são mais eficientes”, disse ao acrescentar que é por isso que se escolheu envolver alunos e professores nessa iniciativa.

“São as crianças e jovens o nosso futuro. E essa geração futura deve aprender desde agora a ser respeitosa no trânsito, evitando assim o alto índice de acidentes e mortalidade no trânsito”, disse o diretor-presidente do Detran.

Pereira aborda ainda que é necessária a criação de políticas públicas voltadas à educação no trânsito, mas enfatiza que a comunidade como um todo também deve se envolver nessas ações. “Trata-se de ter consciência. Não se pode esperar apenas pelos órgãos fiscalizadores, e sim cada qual fazer a sua parte e colaborar para um trânsito mais seguro”, comentou. (M.F)