Cotidiano

Inscrições para seletivo de Brigadistas começam amanhã

O contrato de trabalho será de três meses ou enquanto durar o período de situação de emergência

As inscrições para contratação de brigadistas em caráter emergencial serão realizadas entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em Roraima. Para participar, os candidatos devem ter certificado de curso de Formação de Brigadista de Combate a Incêndio Florestal.

No dia 28 de janeiro, as inscrições ocorrem nos municípios de Amajari, Mucajaí e Iracema; no dia 29, em Bonfim, Cantá e Normandia, e no dia 30 de janeiro em Caroebe, São João da Baliza e São Luiz, onde foram realizados os cursos de formação de combate a incêndios florestais pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O processo seletivo simplificado é gratuito de responsabilidade do Corpo de Bombeiros e coordenado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, como uma forma de ampliar a rede de combate à estiagem.

Os candidatos aprovados serão contratados com base na Lei Estadual nº 947/2014, para exercer atividades de auxílio às ações de prevenção, preparação, resposta, reconstrução e de assistência desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O contrato de trabalho será de três meses ou enquanto durar o período de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

SELEÇÃO

O edital prevê a contratação de 150 brigadistas com remuneração mensal de R$ 880 mais benefícios como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte (quando couber) e seguro-acidente. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais em horários, turnos e escalas definidos pelo CBMRR.

A seleção está estruturada em etapas classificatórias e eliminatórias, somente passando para a fase posterior o candidato que obtiver o desempenho positivo em cada etapa. Na 1ª Etapa, o candidato passará pela avaliação da Junta de Inspeção de Saúde. Na 2ª Etapa, serão aplicados os Testes de Aptidão Física (TAF) e Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ser maior de 18 anos; estar quite com o serviço militar obrigatório, se do sexo masculino; estar em dia com as obrigações eleitorais; ser alfabetizado; ser aprovado na Junta de Inspeção de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar, ou em outra Junta de Inspeção de Saúde indicada pela instituição.

É necessário ser aprovado em teste de aptidão física, conforme estabelece o edital, não ter antecedentes criminais. Mais informações no site da Imprensa Oficial.

Com informações da Secom