Cotidiano

Inscrições para seletivo do IFRR começam nesta quinta-feira 

Ao todo, estão disponíveis 75 vagas para a unidade de ensino do IFRR no sul de Roraima, com previsão para ampla concorrência e ações afirmativas

O período de inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Roraima (IFRR), começa a partir desta quinta-feira (8). 

Ao todo, são 75 vagas disponíveis no CNP (Campus Novo Paraíso) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), nos cursos técnicos em Agropecuária (30), Agroindústria (22) e Aquicultura (23) na modalidade integrada ao ensino médio.

O Edital 01/2022 prevê vagas disponibilizadas para ampla concorrência e para o cumprimento de ações afirmativas, ou seja, destinadas a candidatos e candidatas que estudaram integralmente em escolas públicas, levando em conta a proporção mínima do último censo de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser realizadas diretamente no Portal do Candidato, acessando o site do SGC (Sistema Gestor de Concursos) do IFRR para preenchimento de dados e envio eletrônico da documentação necessária, que pode ser conferida no edital, até o próximo dia 23. O procedimento é gratuito

Entre os próximos dias 12 e 20, plantões de inscrições presenciais estão programados para serem realizados nos municípios de Caracaraí (sede, Vila Novo Paraíso,  Km 75 e BR 432), Rorainópolis, São Luís e São João da Baliza. As datas e as localidades exatas podem ser conferidas no cronograma do edital. 

O critério de seleção a ser utilizado neste processo, conforme o edital, será a análise curricular, com verificação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental. O procedimento tem caráter eliminatório e classificatório dentro do número de vagas disponíveis.

AGROINDÚSTRIA – A formação no curso Técnico em Agroindústria possibilita a atuação em indústrias de alimentos, órgãos de pesquisa, associações e cooperativas gerenciando a elaboração, a interpretação, a execução e a avaliação de projetos agroindustriais; o gerenciamento e a realização de atividades do processamento de produtos agropecuários, desde a aquisição da matéria-prima até a elaboração do produto agroindustrial, inclusive com controle da qualidade e aplicação das normas vigentes na produção, além de atuação em atividades de extensão, associativismo, pesquisa e assistência técnica.

AGROPECUÁRIA – O curso Técnico em Agropecuária forma profissionais com preparo para planejar, executar e acompanhar todas as fases dos projetos agrícolas; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal; auxiliar na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

AQUICULTURA – O curso Técnico em Aquicultura promove formação com conhecimento em aquicultura (preparo, produção, manejo e beneficiamento de produtos de origem aquícola) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, e auxílio no desenvolvimento da região, além do desenvolvimento de pesquisas de potencialidades de exploração sustentável de pescados. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.