O período de inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Roraima (IFRR), começa a partir desta quinta-feira (8).
Ao todo, são 75 vagas disponíveis no CNP (Campus Novo Paraíso) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), nos cursos técnicos em Agropecuária (30), Agroindústria (22) e Aquicultura (23) na modalidade integrada ao ensino médio.
O Edital 01/2022 prevê vagas disponibilizadas para ampla concorrência e para o cumprimento de ações afirmativas, ou seja, destinadas a candidatos e candidatas que estudaram integralmente em escolas públicas, levando em conta a proporção mínima do último censo de autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser realizadas diretamente no Portal do Candidato, acessando o site do SGC (Sistema Gestor de Concursos) do IFRR para preenchimento de dados e envio eletrônico da documentação necessária, que pode ser conferida no edital, até o próximo dia 23. O procedimento é gratuito
Entre os próximos dias 12 e 20, plantões de inscrições presenciais estão programados para serem realizados nos municípios de Caracaraí (sede, Vila Novo Paraíso, Km 75 e BR 432), Rorainópolis, São Luís e São João da Baliza. As datas e as localidades exatas podem ser conferidas no cronograma do edital.
O critério de seleção a ser utilizado neste processo, conforme o edital, será a análise curricular, com verificação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental. O procedimento tem caráter eliminatório e classificatório dentro do número de vagas disponíveis.
AGROINDÚSTRIA – A formação no curso Técnico em Agroindústria possibilita a atuação em indústrias de alimentos, órgãos de pesquisa, associações e cooperativas gerenciando a elaboração, a interpretação, a execução e a avaliação de projetos agroindustriais; o gerenciamento e a realização de atividades do processamento de produtos agropecuários, desde a aquisição da matéria-prima até a elaboração do produto agroindustrial, inclusive com controle da qualidade e aplicação das normas vigentes na produção, além de atuação em atividades de extensão, associativismo, pesquisa e assistência técnica.
AGROPECUÁRIA – O curso Técnico em Agropecuária forma profissionais com preparo para planejar, executar e acompanhar todas as fases dos projetos agrícolas; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal; auxiliar na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
AQUICULTURA – O curso Técnico em Aquicultura promove formação com conhecimento em aquicultura (preparo, produção, manejo e beneficiamento de produtos de origem aquícola) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, e auxílio no desenvolvimento da região, além do desenvolvimento de pesquisas de potencialidades de exploração sustentável de pescados.