Cotidiano

Inscritos na tarifa social não podem sofrer corte, diz Procon

Mesmo com o fim da suspensão de cortes de energia elétrica por falta de pagamento, os consumidores inscritos na tarifa social terão o benefício até o fim do ano

Os consumidores que estavam em débito com a Roraima Energia tiveram até essa sexta-feira, 21, para negociar suas dívidas. É que o corte do fornecimento de energia por falta de pagamento voltou a ser autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em março, a Aneel emitiu a Resolução 878, que proibiu cortes por falta de pagamento durante um período de 90 dias, em razão da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, encerrou no dia 1º de agosto.

Os consumidores inscritos na tarifa social de energia, por sua vez, terão o benefício de não sofrer cortes até o fim do ano.

Diante do caso, o Procon Assembleia informou que vai auxiliar aqueles que tiverem dúvidas sobre a tarifa social e sobre como agir em casos de desligamento indevido.

O advogado do Procon ALE, Guilherme Benetti, relatou que a medida ainda atende pessoas de baixa renda que estejam cadastradas na tarifa social da energia elétrica. “Então, esse corte não é para acontecer. Caso venha acontecer, o consumidor deve procurar o Procon Assembleia, que a gente vai auxiliar até a energia elétrica ser restabelecida”, falou. 

A equipe do Procon ALE atende pelo telefone 98401-9465, das 9h até às 14h, de segunda a sexta-feira.