As inspeções realizadas por técnicos da Roraima Energia, sem aviso prévio aos consumidores está gerando uma série de reclamações.
De acordo com o artigo 129 da Resolução da Annel 4414/10 a distribuidora de energia deve comunicar ao consumidor sobre a visita com pelo menos 10 dias de antecedência.
A policial militar Dayana Auler, é uma dessas consumidoras que foi pega de surpresa.
“Estou com Covid-19, e fui obrigada a atender o técnico da empresa que alegou ter vindo inspecionar as instalações elétricas da minha casa. Nenhuma irregularidade foi encontrada, mas o constrangimento foi muito grande”, reclamou.
Ela disse que não se opõem ao trabalho realizado pelos técnicos de energia, o que ela questiona é a maneira como vem sendo realizada, segundo ela, de forma abusiva e arbitrária.
“Se existe um amparo legal para que o consumidor seja avisado com antecedência ele pode contratar um técnico particular para acompanhar o trabalho da operadora de energia, pois caso contrário fica muito viável para eles culpar o consumidor das irregularidades de seu sistema elétrico”, afirmou.
Apesar de não haver nenhum desvio de energia, o que poderia gerar uma multa altíssima, Dayana conta que o técnico identificou um fio antigo que estava solto e que foi avisada que tinha que mudar parte da fiação. “ Se eles tivessem avisado com antecedência como garante a Resolução da Annel eu providenciado o reparo com um eletricista, pois quando se é leigo no assunto, os consumidores ficam a mercê do que o técnico da distribuidora afirmam”, completou.
Outra consumidora disse que os técnicos chegaram a quebrar o muro da casa onde ela mora.
“Um técnico chegou de surpresa em minha casa, pediu somente para olhar, depois pediram para entrar e eu deixei. Eles acabaram quebrando o meu muro não acharam nada, depois disseram que já estava quebrado”, relatou.
OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Roraima Energia e não obteve resposta.