A equipe itinerante do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mais de 60 ações em comunidades indígenas e áreas rurais de Roraima em 2014. As ações beneficiaram aproximadamente sete mil segurados da Previdência Social.
As comunidades indígenas atendidas são Boca da Mata, Surucucú, Maturuca, Tigre, Pato, Flexal, Maracananzinho I, Maracananzinho II, Água Fria, Manóa, Maloca da Malacacheta, Vila União, São José, Vilhena, Vila São Francisco, sede do Uiramutã, Yanomami, comunidade do Araçá, Taboca, Sucuba, Raimundão, Maloca da Raposa, Contão, Paredão, Itã, Serra Dourada, Vila Moderna, Maloca da Roça, Maruai, Xiriri, Comunidade da Lagoa, Monte Cristal, Caranguejo e Perdiz.
Durante as ações, a equipe itinerante orienta a população com palestras, panfletagens, habilitação de benefícios e prestação de serviços previdenciários. O INSS realiza atendimento de habilitação de benefícios como pensão por morte, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, benefícios assistenciais, inscrição no INSS, agendamento, entre outros serviços e benefícios previdenciários. A maioria das ações de atendimento realizadas pelo INSS nas comunidades indígenas é realizada em parceria com outras instituições como a Justiça Itinerante, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Roraima, entre outras.
Cotidiano
INSS realiza mais de 60 ações em área indígena
Habilitação de benefícios e palestras foram alguns dos serviços prestados pela equipe itinerante