A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) venceu em 1º lugar na categoria Organização Publica Estadual, de 51 a 300 estagiários, o Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo – ABRH-SP e Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
A instituição roraimense possui 70 estagiários e 20 jovens aprendizes. Como prêmio, a Defensoria Pública recebeu um troféu e um certificado.
O defensor público geral de Roraima, Stélio Dener, se disse honrado pelo fato da Defensoria ter sido indicada pelo CIEE ao 12º Prêmio Melhores Programas de Estágio. “Estamos muito felizes e orgulhosos do trabalho que desenvolvemos e que envolve todos os servidores da instituição. Vale destacar que temos jovens aprendizes imigrantes. Na área administrativa e do direito, esses estagiários saem preparados para o mercado de trabalho, para o exame da OAB e atividade fim que desempenham aqui na nossa instituição, quando são aproveitados aqui na DPE”.
TERCEIRO LUGAR
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), participou pela primeira vez do concurso e obteve a 3ª colocação na categoria “Organizações Públicas Federais e do Judiciário”.
“Um programa de estágio de qualidade pode mudar as vidas desses jovens, é a primeira experiência profissional e pode ser determinante para uma carreira exitosa. Estamos felizes com o reconhecimento e a meta na nossa gestão é aprimorar ainda mais nosso programa, pois é também uma contribuição valiosa para a nossa sociedade ajudar na formação de cidadãos que farão a diferença no futuro”, destacou a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa.
Para o diretor do Ceaf, promotor de Justiça Márcio Rosa, a premiação de âmbito nacional sinaliza que o Ministério Público de Roraima está no caminho certo. “Procuramos oferecer aos nossos estagiários uma atmosfera de real aprendizado, uma experiência que seja de efetivo ganho para a futura carreira dos estudantes. Além disso, oferecemos uma bolsa auxílio bastante razoável e uma boa estrutura para o exercício do estágio”, ressaltou o diretor.
PRÊMIO CIEE MELHORES PROGRAMAS DE ESTÁGIO
Com uma homenagem especial a hospitais e hemocentros que tiveram papel destacado no combate à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de entrega da 12ª edição do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio foi realizada em uma transmissão no canal da entidade no YouTube.
A solenidade foi conduzida pelo jornalista Carlos Nascimento e teve a Orquestra Baccarelli como atração musical. Mais de 500 organizações públicas, empresas privadas e mistas, e entidades do terceiro setor se inscreveram. Para chegar aos melhores programas de estágio em cada segmento, foram contempladas as opiniões de mais de 6,6 mil estagiários. O levantamento foi realizado pelo Ibope Inteligência.
De acordo com a pesquisa, o valor da bolsa-auxílio gira em torno de R$ 895, e o tempo médio de estágio é de 16 meses. “Os dados levantados são uma prova da capacidade de resiliência ao atravessar o ano de 2020. No Brasil, o tempo da performance está dando lugar ao tempo da resiliência, e é isso que a pesquisa aponta integralmente”, analisou o CEO do CIEE, Humberto Casagrande.
De acordo com Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações do CIEE, empresas e órgãos públicos podem enxergar o prêmio como algo além da entrega do troféu. “Todos os dias somos procurados por empresas querendo saber mais sobre boas práticas a serem aplicadas em seus programas de estágio. Certamente, as avaliações feitas pelos próprios estagiários já refletem caminhos a serem seguidos, e são uma ótima referência”, conta.