No encerramento do ano legislativo de 2021, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou a reforma administrativa proposta pelo Governo do Estado. Uma das mudanças previstas é a criação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater).
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, o secretário de Agricultura do Estado, Aluízio Nascimento, afirmou que o novo órgão vai fortalecer a agricultura em Roraima e proporcionar o desenvolvimento para pequenos produtores.
Nascimento explicou que atualmente o serviço de assistência técnica e extensão rural é prestado por um departamento na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“Até então, Roraima era o único estado do Brasil a não ter um Iater. Isso impedia que a gente tivesse acesso a uma infinidade que só podem ser acessados por meio de um instituto. Com o Iater vamos captar mais recursos, informações e aperfeiçoar nossos técnicos.Ele vem em um momento para fortalecer o setor primário, vamos trabalhar atrás de agroindústria”, pontuou.
Segundo o secretário de agricultura, outro problema que será corrigido com a criação do Iater é a valorização do profissional. “Os servidores do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural estão motivados com a criação do Iater, pois vai aprimorar o trabalho deles, garantir mais rentabilidade. É complicado pensar que um engenheiro agrônomo com um cargo que paga um pouco mais do que R$ 1 mil vai trabalhar motivado. Com essa mudança esse valor será corrigido”, garantiu Nascimento.
Reforma administrativa
O Iater, bem como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faper) serão criados em até 90 dias. “Além de criar esses dois órgãos que vão fomentar o desenvolvimento do Estado, a reforma também extingue o Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação [Iacti] e reorganiza algumas secretarias mudando setores de uma pasta para a outra”, explicou o secretário de Agricultura.
A Seapa será transformada em Secretaria de Estado da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Inovação (SAICTI). Já a Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR) passará a ser Secretaria de Estado da Economia (SEEC).
Em entrevista ao programa Agenda da Semana no dia 5 de dezembro, o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Emerson Baú, disse que a reforma administrativa vai gerar aos cofres públicos a economia de R$ 2,5 milhões anuais.
“Não vamos mexer com as pessoas, os nossos servidores estão lá com as suas atividades garantidas. Eles só vão se deslocar de uma entidade para outra, mas eles permanecem servidores”, destacou.