Integrantes do Projeto Crescer desenvolvem atividades com temáticas inovadoras e sustentáveis, como oficinas de corte e costura, educação ambiental e panificação, com objetivo de promover o empreendedorismo local. Para celebrar o “Dia do Empreendedor”, comemorado dia 5 de outubro, está sendo realizado nesta quinta-feira, 31, uma exposição com os itens produzidos pelos jovens.
Na programação, tem desfile de moda, com peças produzidas pelos integrantes do projeto durante todo o ano, por meio da Oficina de Design de Corte, Costura e Criações, com a exposição de camisetas, vestidos, acessórios, ecobags, peças para decoração, apresentação de artefatos em madeira, pinturas em tela e exibição de projetos ambientais.
A Secretária Municipal de Gestão Social (SEMGES), Nathalia Cortez, destaca a importância do Crescer na juventude de Boa Vista. “Aqui nós temos cerca de 320 jovens, que tiveram o interesse de participar de uma de nossas oficinas, para trabalhar em conjunto e aprender sobre o empreendedorismo local. Aqui, nossos jovens tem total suporte com psicólogos, assistência social e bem-estar, então eles podem seguir tranquilamente suas carreiras com o empreendedorismo após deixar o projeto”, afirmou a secretária.
Principais oficinas
Oficina Artefatos em Madeira e MDF
A Oficina Artefatos em Madeira e MDF, conhecida como marcenaria, é uma das principais atividades do projeto, a produção consiste na transformação de madeira em objetos funcionais e decorativos. O instrutor da oficina, Mauro Pinheiro, explica como funciona o processo de criação.
“Aqui eles aprendem passo a passo do processo de criação dos objetos, onde nós temos a parte de desenho técnico para projetar móveis, ou seja, após o processo teórico os alunos já podem ir para prática, onde eles vão aprender a fabricar o móvel. Esse aprendizado gera uma renda extra, que pode auxiliar esses jovens em casa por exemplo”, diz Mauro.
Oficina de Panificação
A Oficina de Panificação consiste na produção de alimentos de padarias em geral, com destaque na produção de doces. Um dos integrantes de panificação, Michael Dantas, destaca a oficina desempenha um papel crucial em sua formação como jovem empreendedor.
“Eu vejo que a oficina tem muitas utilidades, porque o ramo alimentício vem crescendo bastante, e aqui nós podemos aprender como são feitos bolos, pães, salgados, pudim, entre outros. Vejo que aqui podemos aprender também, formas de desenvolver nosso próprio negócio, para no futuro entrar na área de trabalho”, diz o jovem.
Oficina Design de Moda, Corte e Costura
A Oficina Design de Moda, Corte, Costura e Criações está integrada como uma das produções artísticas que envolve a criatividade dos jovens, primeiro os alunos aprendem a costurar e manusear máquinas de costura e corte para depois iniciar o processo artesanal.
Durante a produção criativa, os integrantes podem expor suas ideias e colaborar com toda a customização e produção das peças, sejam elas, roupas ou acessórios.