“A princípio, quando a professora falou que a gente ia ter que fazer o penteado, imaginei que seria algo bem difícil. Eu me questionei: ‘Meu Deus, será que vou ter que ir a um salão?’. Mas, no workshop, eu achei bem fácil e consigo preparar, sim, para o dia da apresentação”, afirma a servidora pública Elizane Araújo.
Ela se refere ao workshop realizado nas aulas de balé do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), que ensinou aos pais e responsáveis como elaborar o penteado e a maquiagem de uma bailarina. Todo esse conhecimento repassado faz parte de um preparo para o Dia da Bailarina, que contará com uma apresentação especial dos alunos no início de setembro.
Mais de 960 meninos e meninas estão matriculados nas aulas de balé, que ocorrem em seis polos do CCJuv. Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), os números refletem o compromisso da instituição em oferecer gratuitamente atividades culturais para crianças e adolescentes de todas as classes.
“São centenas de meninos e meninas atendidos não só pela modalidade do balé, mas por tantas outras, como as aulas de futebol, caratê, jiu-jitsu, violão, e muito mais. O CCJuv está presente em quase todos os municípios de Roraima, levando oportunidade para quem mais precisa. O acesso a essas modalidades para as classes menos favorecidas é a garantia de uma vida plena e digna, que também é uma responsabilidade deste Poder”, reforçou Sampaio.
Aulas divertidas
As aulas de balé são marcadas por instruções que vão além dos passos de uma bailarina. Durante o curso ofertado, meninos e meninas aprendem regras de etiqueta, como recepcionar e tratar as pessoas em casa e como se comportar à mesa. Os benefícios do balé, portanto, vão além da melhora do condicionamento físico, e refletem nos comportamentos sociais dos alunos no ambiente externo ao da aula.
De acordo com a professora Marciely Cristina, envolver os pais e as mães durante as atividades gera ânimo aos alunos e tira todas as dúvidas para o momento da apresentação do Dia da Bailarina. A profissional ressalta que a interação dos pais com as meninas foi excelente e o resultado foi muito bom.
“Foi bem dinâmico, as mães foram muito atenciosas. O intuito do workshop é trazer a convivência de pai, mãe e filho para a sala de aula. Fazer com que esse pai, essa mãe, esse responsável entenda que a presença deles é importante, já que esses futuros profissionais do balé estão apreensivos para a apresentação, para mostrar a dança, o que eles têm aprendido. Quando eles veem a mãe ou o pai na sala de aula, sentem mais segurança de que os pais estão apoiando na escolha do balé”, avaliou a professora.
A rotina de Marclei Brito com a filha Maria é sempre marcada por penteados pela manhã. Para ele,“é muito importante ter a presença do pai e da mãe”. E continuou: “Ela é muito apegada a mim, então partilhar esse momento é sensacional. Ela gosta muito das aulas de balé, terça e quinta, quando chega da escola, já faz a tarefa dela e se preocupa com o horário para ir ao balé”.
Há vagas?
Para saber se existem vagas no Centro de Convivência da Juventude e para quais modalidades, basta ligar para o call center da Assembleia Legislativa no número 0800 006 0670.
Se desejar, pode ir até a sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Mais informações pelo número (95) 9912- 4247. O polo Senador Hélio Campos funciona na Rua S-33, nº 158; o Pedra Pintada está localizado na Avenida Diamante, nº 1227, e os polos MT Arena e Pintolândia funcionam, respectivamente, na Rua HC-04, 162, bairro Senador Hélio Campos, e Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia.
Para matricular os menores de idade, o responsável deve procurar diretamente o polo onde há interesse em realizar a modalidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula escolar da criança, RG e CPF do responsável, e uma foto 3×4 do aluno.
Já para a matrícula do público adulto, basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Podem se inscrever crianças a partir dos quatro anos de idade e adultos a partir dos 18.