Cotidiano

Intercom Norte 2016 começa nesta quarta-feira

Além das oficinas e palestras, o evento contará com uma vasta programação cultural

Considerado o maior evento regional de Comunicação, o Intercom Norte chega a sua XV edição. Com o tema “Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação”, o encontro tem início nesta quarta-feira, 06, em Boa Vista, e sua programação seguirá até a sexta-feira, 08.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a ação tem como entidade realizadora a Universidade Federal de Roraima (UFRR), contando ainda com parceria do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Conforme a coordenação do evento, a temática deste ano visa por em discussão um conjunto de experiências voltadas para a formação de receptores autônomos e críticos, experiências de produção midiática em contextos de educação formal e não formal, além da presença e o uso das tecnologias de comunicação na educação.

Ao todo, foram ofertadas 675 vagas para 16 oficinas e oito minicursos. A lista completa esteve disponível sistema informático do evento, tendo o dia 24 de junho como prazo final para confirmação de inscrição.

Além das oficinas, minicursos e palestras, o encontro contará também com apresentações teatrais, música, cinema, sarau poético, intervenções artísticas e exposições de artes visuais. Todas essas atividades são gratuitas e abertas à comunidade, que pode conferi-las diretamente no site do evento.

Ainda segundo a coordenação do Intercom, cerca de 70 propostas de artistas, coletivos culturais e educadores de Roraima, Amazonas e Venezuela integram a Mostra de Artes desse ano. As atividades vão acontecer no campus Paricarana, mais especificamente na Biblioteca Central da UFRR; nos blocos do Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais (CCLA); nos Auditórios Alexandre Borges e Centro Amazônico de Fronteira (CAF); no Pátio Roraima Shopping; na Praça do Triângulo; na entradas da UFRR; e no Parque Anauá.

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias será possível conferir exposições no Hall do CCLA, no auditório Alexandre Borges e do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), com esculturas, fotografias, ilustrações e pinturas.

De quarta até sexta-feira, sempre ao meio-dia, haverá exibições de curtas na sala de vídeo da Biblioteca Central. Outras atividades que vão se entender durante todo o Intercom são as intervenções de pintura mural do coletivo venezuelano Urbano Aborigen (em frente ao CCLA); as produções dos alunos do curso de Artes Visuais da UFRR: a Intervenção “DescomunicaAção” (Praça da Pirâmide e entrada da UFRR), a Intervenção “Observar” (Pátio Roraima Shopping), a Intervenção “Invisível” (Parque Anauá) e a exposição de Arte Digital (Pátio Roraima Shopping). Confira a programação diária:

QUARTA-FEIRA, 06 – A abertura das exposições vai acontecer às 17h, no auditório Alexandre Borges. No mesmo lugar e horário, haverá apresentação do grupo de comédia Stand-UP Alforria. Às 18h, haverá apresentação do Grupo Cruviana e Banda Paricarana no CAF.

QUINTA-FEIRA, 07 – Às 17h começam as atividades no auditório Alexandre Borges, com apresentação teatral da Cia do Pé Torto e intervenção de colagens de lambe-lambe do coletivo Carapanã na parada de ônibus em frente ao auditório. Das 18h às 19h, no CAF, serão realizadas apresentações musicais no CAF, com participação de Monique Oliveira de Melo; Yara Cinthya Walker da Silva; Gabriel de Souza Alencar; Grupo Vocal Uraricoera e o projeto Sons do Makunaima (curso de Música da UFRR).

Também na quinta e ainda CAF, a partir das 21h, depois da conferência sobre comunicação social, vai acontecer a entrega da premiação do Concurso Literário Aldenor Pimentel, realizado pelo Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, e a edição de julho do Sarau da Lona Poética, organizado pelo Coletivo Caimbé, com microfone aberto para quem quiser declamar ou cantar.

SEXTA-FEIRA, 08 – Às 17h vai começar a intervenção “Os sem rótulos”, no Hall do Alexandre Borges. No mesmo horário, na praça do CCLA, o coletivo Urbano Aborigen realizará uma sessão aberta de pintura corporal. A programação cultural do Intercom será encerrada com um show da banda JamRock, previsto para começar às 20h30 no Centro Amazônico de Fronteiras. Todas as atividades são gratuitas.

Com informações da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.