Cotidiano

Interessados podem se inscrever no Encceja 2021

Provas do exame ocorrerão no mês de abril

Começaram nesta segunda-feira de 11 de janeiro as inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2021. O INEP divulgou a abertura do prazo para fazer a inscrição no exame que faz a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para quem já passou da idade escolar. O Encceja, assim como o ENEM, não teve edição em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e teve as provas remarcadas para 2021.

Para fazer o exame e tentar o certificado do ensino fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para tentar o certificado do ensino médio, a idade requerida é 18 anos completos.

Encceja

A inscrição no Encceja abriu às 18h de 11/01, é gratuita e deve ser feita por meio do site do governo federal até o dia 22/01. O login agora é único no portal do governo, que visa centralizar todos os dados do cidadão. Assim, as inscrições do Encceja desta edição já não ocorrem mais pelo site do INEP, mas sim pelo site do governo, em acesso.gov.br.

O governo pretende unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos e é necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços da União. 

O prazo de inscrição no Encceja termina já no dia 22 de janeiro de 2021 (Foto: Divulgação)

Quem se inscreveu na edição passada do Exame (2019), mas não compareceu e não justificou a ausência deverá ainda pagar uma multa de R$ 40,00 pelos custos de organização do órgão e impressão de provas. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada no sistema de inscrição. A guia pode ser paga em qualquer banco e lotérica até a data de vencimento constante no documento.

– 
Veja a página oficial do Encceja 2020

Leia mais: