Cotidiano

Internet ruim dificulta implantação da Carteira de Trabalho Digital no Estado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando a nova Carteira de Trabalho Digital em todo Brasil. A novidade traz como benefícios ao cidadão a entrega do documento no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos de dados do Governo Federal. Mas a novidade não tem data prevista para chagar aos usuários de Roraima. Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Alberto Oliveira, a ausência de internet confiável no Estado vai atrasar a implementação do novo sistema no Estado.
“Nossa intenção é implantar primeiro o atendimento agendado para depois colocar em prática o sistema de Carteira Digital, isso porque não temos uma internet de qualidade para que possa colocar os sistemas à disposição da população”, frisou.
Oliveira manteve contato com a operadora local para disponibilizar 10 gigabyte para SRTE. “Hoje só trabalhamos com 4 gigabytes e temos receio de implantar o novo sistema e não funcionar a contento, podendo haver reclamação por parte dos usuários”, frisou.
Ele explicou que a mudança integra o projeto de modernização do ministério e dos serviços prestados ao cidadão que está sendo implementado gradativamente em todo o território nacional e também torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite mais desembolsar pela foto, por exemplo.
O novo sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.
“Temos nossas dificuldades de internet, mas estamos viabilizando um novo contrato com a operadora de internet. Embora não possa dar uma data precisa, estamos trabalhando para implantar o mais breve possível”, disse. “Nossa intenção é agilizar o atendimento e entregar a carteira na mesma hora, acabando com a demora de dois, três dias, que dificulta a vida de muitos usuários, em especial a das pessoas do interior do Estado”, frisou.
AGENDAMENTO – Quanto ao serviço de atendimento agendado, o superintendente informou que o usuário poderá acessar o site do Ministério do Trabalho por qualquer mídia, seja computador, tablet ou smartphone, para agendar o serviço que precisa.
“De imediato é liberada uma senha direcionando o usuário para aquele atendimento solicitado, indicando a data e a hora de atendimento. E a pessoa só pode se dirigir à SRTE no dia marcado com alguns minutos de antecedência e esperar seu atendimento”, disse. “Essa liberação ainda não foi feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego [TEM] devido a nossa internet ser baixa em Roraima”, frisou.
Para resolver essa questão, o superintendente agendou reunião em Brasília para o início do mês de novembro com técnicos da área de informática. “Só depois dessa reunião é que teremos uma previsão de quando iremos lançar esse sistema em Roraima”, frisou.
CERTIDÃO – Outra novidade divulgada pelo superintendente Alberto Oliveira é a implantação do programa de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que em breve poderá ser adquirida pelo usuário de forma direta pela internet, sem a necessidade de ter que se deslocar até a SRTE.   
“Uma vez implantado o sistema, basta o usuário acessar o site, de qualquer lugar, e ter acesso à certidão negativa, sem perda de tempo de ter que enfrentar filas”, disse. “Mas ainda não temos previsão de quando vamos fornecer esse serviço, já que tudo tem impacto na questão da nossa internet”. (R.R)