Cotidiano

Intérpretes de Libras reclamam da falta de convocação

Com a desistência de muitos profissionais por conta da carga horária exigida pela Seed, seletivados afirmam que não foram chamados para atender demandas

A limitação de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva está diretamente ligada a uma falta de tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) dentro das escolas. O problema tem se mostrado mais grave com a falta de convocação desses profissionais nas unidades estaduais de ensino, conforme relato de uma denúncia anônima recebida pela Folha.

De acordo com o denunciante, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) ofereceu 44 vagas em um seletivo, porém só convocou 36 pessoas. Quinze delas entraram com pedido de desistência por conta da carga horária, que é de 40 horas. Sem os profissionais ocupando os postos de trabalho, o denunciante enfatiza que deveria ser feita a convocação dos seletivados do cadastro de reserva, o que não ocorreu até o momento.

Conforme destacou a tesoureira da Associação de Surdos de Roraima, Iolanda da Silva, o contrato da Seed não contempla o revezamento necessário para o profissional intérprete, o que pode caracterizar sobrecarga no trabalho e lesões físicas por esforço repetitivo. Ela ressalta que no edital, há a atribuição do profissional seguir a orientação determinada pela gestão escolar e da secretaria, o que caracteriza desvio de função.

“A desistência desses colegas deu-se por desrespeito ao intérprete de Libras e que nós buscamos por meios legais o reconhecimento profissional e melhores condições. Acreditamos que ainda tem alunos surdos sem intérpretes”, comentou, destacando que entrou com um abaixo-assinado no Ministério Público de Roraima (MPRR) e na Seed feito pela Associação dos Profissionais Tradutores e Intérprete de Libras devido à questão da carga horária. 

Iolanda informou que as duas associações têm procurado também estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho de modo a proporcionar conforto, segurança e desempenho, incluindo as pausas nas atividades para o revezamento na produção da interpretação.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Educação informou que foram ofertadas 52 vagas para contratação de intérpretes de Libras. 

Até o momento, a Seed contratou 30 aprovados, sendo 28 para atender as escolas da capital e 2 para atender unidades do interior. 

“As demais convocações serão realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos conforme análise das necessidades apresentadas pelas instituições de ensino.” 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.