Cotidiano

Ipem intensifica ação de fiscalização de brinquedos

O objetivo é verificar se os brinquedos expostos estão em conformidade com as normas do Inmetro

Com a aproximação do Dia das Crianças e com o objetivo de verificar se os brinquedos expostos estão em conformidade com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) intensificará a fiscalização em estabelecimentos.

A fiscalização ocorrerá entre os dias 06 a 08 de outubro, na Capital e Interior do Estado.

Entre os itens verificados estão: pelúcias, brinquedos, bonecos e diversos outros produtos, como bicicletas, por exemplo.

Segundo Isabella Dias, presidente do Ipem-RR, a principal preocupação da equipe técnica é que o produto tenha a presença do selo de conformidade do Inmetro.

“Durante esses dias em que acontece a ação especial para o Dia das Crianças, os fiscais reforçam os cuidados, para garantir que o consumidor encontre somente produtos com o selo de identificação da conformidade, o tão conhecido selo do Inmetro. Esse selo é a garantia de que o produto passou por um rigoroso controle de segurança e está em conformidade com as normas do Inmetro”, pontuou.

“A embalagem do produto também deve apresentar outras informações obrigatórias, entre as quais, dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição, faixa etária de indicação de uso do brinquedo, e tudo isso em português”, completou.

Para o diretor de Qualidade e Metrologia, Jackson Medeiros, além do selo do Inmetro, é importante que os responsáveis pelas crianças observem com atenção a indicação da faixa etária para uso dos produtos.

“Além do selo do Inmetro, vale ressaltar a importância do símbolo que indica a idade que pode utilizar o brinquedo, para garantir a segurança das crianças. Peças pequenas e que podem se soltar facilmente podem ser prejudiciais para os pequenos, pois podem ser engolidas e causar sufocamento, por exemplo”, disse Medeiros.

É preciso ter cuidado também com peças pontiagudas, com bordas que podem causar cortes e com produtos tóxicos, como tinturas. Alguns produtos exigem a presença de um adulto para preparo e entrega à criança, e outros necessitam da supervisão contínua dos responsáveis pelos pequenos.

Ouvidoria

O consumidor pode tirar dúvidas e apresentar denúncias ou sugestões por meio da ouvidoria do Ipem-RR, ou enviar mensagens através das redes sociais: Instagram – @Ipemrr; e Facebook – Instituto de Pesos e Medidas de Roraima. O Ipem fica localizado na Avenida Surumu, nº 1719 – São Vicente, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.