Cotidiano

Itens de segurança contra incêndio em comércio são fiscalizados

Cerca de 930 estabelecimentos foram visitados

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima visitou, durante os três dias alusivos à Semana de Prevenção Contra Incêndios e Dia do Bombeiro Brasileiro, vários estabelecimentos comerciais dos centros comerciais de Boa Vista, localizados nas avenidas Ataíde Teive (próximo ao cruzamento com a Av. São Sebastião), Jaime Brasil e Solón Rodrigues Pessoa, no bairro Santa Teresa.

As equipes visitaram mais de 930 estabelecimentos comerciais. As visitas tiveram como objetivo tirar as dúvidas dos empresários sobre a regularização junto à corporação, sobre os itens de segurança contra incêndio, emissão do Auto de Vistoria do CBMRR (AVCB) e funcionamento dos principais sistemas preventivos.

 Segundo o subcomandante geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho, a Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST) realiza vistorias frequentes nas edificações comerciais de todo o Estado, mas neste momento, a intenção é conscientizar os empresários roraimenses.

“Geralmente, ao ver nossas equipes chegando, os empresários ficam com receio de serem multados ou terem seus estabelecimentos interditados. Nosso objetivo é conscientizar o empresário sobre a importância de se ter o extintor, a sinalização e a iluminação de emergência, além dos itens exigidos para empresas de grande porte. Desta forma, o empresário entenderá a real importância dos sistemas preventivos e buscará a regularização junto ao CBMRR”.

O capitão Fernando Troster foi o responsável pela coordenação das visitas e constatou que, em sua grande maioria, as dúvidas dos empresários são mais simples do que os mesmos imaginam. “Muitos empresários relataram ter dúvidas sobre como solicitar o Auto de Vistoria, se devem aguardar uma visita das equipes do CBMRR ou se podem ir e quais são as documentações necessárias para dar entrada no processo”, declarou.

AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

 O Auto de Vistoria do CBMRR (AVCB) é um documento emitido pelo CBMRR e exigido pelas prefeituras municipais e pelo Governo do Estado para autorizar o funcionamento de uma loja, restaurante, bar, etc a funcionar e confirma que a edificação onde funciona o comércio apresenta os itens preventivos contra incêndio e pânico exigidos.

O dimensionamento dos itens necessários é feito com base nas Normas Técnicas da DPST que levam em conta o tamanho e qual o uso da edificação (tipo de comércio). A quantidade de público fixo e flutuante no local e o risco da atividade também são considerados para dimensionar os sistemas preventivos e suas quantidades.

O CBMRR destaca que o processo de emissão do AVCB inicia com a análise do projeto técnico dos sistemas preventivos. Tal projeto é elaborado sobre a planta baixa da edificação e mostra quais são e onde estão localizados cada um dos itens de segurança, sejam eles extintores, sinalização de saída de emergência, portas corta fogo, escada de emergência externa, etc.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informa a todos os empresários que as equipes da DPST estão disponíveis para esclarecimentos de Segunda a Quinta (7h30 às 13h) e Sexta (7h30 às 11h) no Quartel do Comando Geral da Corporação na Avenida Venezuela – 1271, Pricumã. A DPST disponibiliza o número 98406-4574 para contato via ligação ou aplicativo de mensagens WhatsApp.

O CBMRR informa ainda que para evitar fraudes, não envia boletos, DARFs ou outros tipos de cobranças via WhatsApp ou e-mail. Em caso de recebimento de cobranças, a Corporação Bombeiro Militar de Roraima orienta os empresários a procurar a DPST presencialmente para verificar a situação.

SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 2021

Além das visitas aos estabelecimentos comerciais de Boa Vista, o CBMRR realizou a Campanha DOA CBMRR 2021. O objetivo da Campanha foi levar os Bombeiros Militares ao Hemoraima para realizar a doação de sangue e abastecer o estoque da unidade.

Ao todo, 30 bombeiros militares de Roraima compareceram à unidade para doar e o sangue coletado poderá ser utilizado pelo Hemoraima para auxiliar até 120 pessoas nos mais diversos procedimentos hospitalares em todo o Estado.