Cotidiano

Jalser Renier é eleito o novo presidente

Dos 24 deputados, 20 votaram a favor da chapa única, dois contra, um se absteve e um votou nulo

O deputado Jalser Renier Padilha (PSDC) foi eleito na quinta-feira, dia 1°, o novo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A eleição aconteceu logo após a posse dos 24 deputados eleitos em outubro passado. A votação foi considerada expressiva. Foram 20 votos favoráveis, dois contra, uma abstenção e um voto nulo.
Além de Jalser, foram eleitos o deputado Coronel Chagas (PRTB) como primeiro vice-presidente; Jânio Xingu (PSL) como segundo vice-presidente; George Melo (PSDC) como terceiro vice-presidente; Naldo da Loteria (PSB) como primeiro secretário; Marcelo Cabral (PMDB) como segundo secretário; Dhiego Coelho (PSL) como terceiro secretário; Izaias Maias (PRB) como quarto secretário; e, Masamy Eda (PMDB) como corregedor.
À imprensa, Jalser disse que “a Assembleia não pode ser um campo de batalha por conta de vaidades pessoais”, se referindo ao fato de não ser do grupo político da governadora Suely Campos (PP). “O Poder Legislativo está acima de tudo. Queremos cumprir nossas responsabilidades constitucionais. Entendemos que a governadora terá muito a fazer pelo Estado, que se encontra em situação difícil. Cabe à Assembleia entender isso e ao novo governo adotar medidas que possam melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, declarou.
De acordo com ele, a Assembleia fiscalizará as ações de Governo, com responsabilidade. “Não somos de Oposição e nem de Situação. Minha postura é de independência, sempre adotei isso como uma regra na minha vida”, disse.
Sobre a crise pela qual a Assembleia passa, com os salários de servidores do mês de dezembro ainda atrasados e sem ter recebido o duodécimo completo, o novo presidente disse que pretende regularizar todos os pagamentos e estabilizar a situação financeira da Casa. “Infelizmente não atravessamos o ano com os salários em dias, mas é uma culpa que também assumo por que fazia parte da Mesa Diretora anterior. Tínhamos um acordo com o Governo passado e que não foi cumprido, mas vamos restabelecer a Assembleia para que todos os servidores recebam seus salários em dias e que a partir de agora não tenha atrasos no pagamento da folha”, disse.
Sobre o repasse do duodécimo, que esse ano foi pago de forma fracionada quase todos os meses, disse que a responsabilidade cabe ao Governo, e que irá adotar as medidas cabíveis para que o repasse seja cumprido. “A Assembleia tem espaço na peça orçamentária do Estado e vamos fazer com que seja cumprida a Constituição”, concluiu.
O grupo ligado ao Governo do Estado tinha como candidato o deputado Mecias de Jesus (PRB), que já presidiu a Casa por oito anos. No entanto, na noite do dia 30, ele enviou nota oficial à imprensa informando sua desistência. Em entrevista à imprensa durante a posse, ele disse não ter faltado apoio da governadora Suely Campos ou dos demais deputados do seu grupo, e atribuiu o ato a “uma questão pessoal”.