A chegada de três milhões de doses de vacinas da Janssen ao Brasil devem atrasar, segundo informação do Ministério da Saúde (MS). As doses estavam previstas para chegar nesta terça-feira, 15, já próximo ao fim da validade, mas agora não tem mais data para recebimento.
Segundo informações da CNN Brasil, a informação foi confirmada pela reportagem junto à assessoria do Ministério da Saúde. Por enquanto, não foi comunicado o motivo do cancelamento do envio, informado pela própria Janssen ao governo federal. Apesar do atraso, o Ministério da Saúde trabalha para receber as vacinas já na quarta-feira (16).
VACINA – A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Segundo o Ministério da Saúde, ela assegura 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.
A remessa chegaria ao País próxima do fim do prazo de validade, de 27 de junho. Por isso, seria distribuída originalmente apenas para capitais.
Com base em protocolos usados nos Estados Unidos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode aumentar o prazo de validade das doses, de 12 para 18 semanas. Desta forma, o fármaco seria tecnicamente funcional até 8 de agosto.