O jogador de futebol de futebol roraimense, Guilherme Nascimento, de 18 anos, relatou em vídeo divulgado em redes sociais, os momentos de tensão vivenciados durante ataques da Rússia à Ucrânia. Ele está em um hotel no Centro de Kiev, onde integra o time ucraniano FC Kolos.
O jovem natural de Mucajaí, interior de Roraima, está no hotel há cerca de um mês e mostra através da janela o bombardeio na cidade.
“Estamos passando por um momento muito difícil, eu peço ajuda das autoridades do Brasil, do povo brasileiro que possa olhar para nós agora nesse momento tão difícil. A única coisa que nós queremos é voltar para casa” disse.
Por meio de canal do Telegram, a Embaixada Brasileira em Kiev declarou que as recomendações são de que os brasileiros na cidade fiquem em casa, levando em consideração o engarrafamento nas saídas da cidade.
Guerra
Na madrugada do dia 24 de fevereiro, A Rússia, com autorização de seu presidente, Vladimir Putin, presidente da Rússia, invadiu o território ucraniano.
Pouco após o anúncio da invasão feito por Putin, começaram relatos na imprensa de sons de explosões e artilharia nas cidades ucranianas de Kharkiv e Kiev, entre outras. Centros de comando militar nessas duas cidades foram atacados com mísseis, segundo disse uma fonte do Ministério do Interior a um site ucraniano. O aeroporto da capital foi esvaziado e teve os voos suspensos.
LEIA MAIS AQUI
+ Brasil pede suspensão imediata de hostilidades após Rússia invadir UcrâniaÂ
+ Mais de 40 soldados e civis foram mortos na Ucrânia, diz governo