O tema da festa de aniversário de 9 anos do aluno do 4º da Escola Municipal Aquilino Mota Duarte, Erick Lucas, poderia ser o de um super-herói da TV, do cinema ou quadrinhos. Mas ele escolheu os super-heróis fardados de Boa Vista, inclusive da Guarda Civil Municipal, para marcar sua história. A festa aconteceu nesta quinta-feira, 13.
“Não tinha como ser outro tema”, essa é a declaração do pequeno que fez questão de celebrar a vida junto daqueles por quem tem admiração, respeito e amor. O garoto reuniu amigos, familiares, além de guardas civis municipais e policiais militares em uma festa temática na própria escola, para homenagear os profissionais da segurança.
A mãe de Erick, Vivyane Alcântara, contou que essa paixão vem desde pequeno. Ele se inspira no padrasto, que é militar do Exército. A admiração pelos guardas municipais surgiu a partir de visitas feitas por eles na casa da família e no hospital, na ocasião em que ele sofreu um acidente. Erick os convidou para sua festa de aniversário, mesmo sem ter a certeza de que a mãe faria algo.
“Na escola ele tem mais amigos. O tema foi ele quem escolheu. Ele ama tudo que é questão de segurança. O convite veio desde o ano passado, desde que ele sofreu o acidente e os meninos [guardas] foram lá visitá-lo. Lá mesmo ele os convidou, mesmo sem saber se ia ter festa. E os meninos prometeram que viriam e vieram participar com ele”, contou Vivyane, agradecida.
Para os profissionais da Guarda presentes na festa de Erick, a homenagem se resume em “Gratidão”. E foi com muita alegria, como definiu o subinspetor da Guarda Civil Municipal, Araújo Júnior, que receberam o convite da festa.
“Isso nos impulsiona a trabalhar mais e melhor. Principalmente num momento como esse, que para ele é especial. Nós já havíamos nos encontrado outras duas vezes. A primeira, ele ainda não havia sofrido o acidente; na outra vez, num leito de hospital; e dessa vez num momento mais que especial, que é o dia do seu aniversário”, frisou.
A professora de Erick, Sandra Schuler, contou que essa interação entre alunos e profissionais proporcionou um momento emocionante na sala de aula. “Eu achei emocionante e bem interessante, porque algumas crianças têm medo da polícia, e ter essa interação é muito bom, além de ser um incentivo para uma carreira no futuro”, disse.