O vendedor Yves de Souza é um dos poucos em Boa Vista que se especializou em montar nós de gravatas. Tamanho potencial foi desenvolvido sozinho, a ponto de hoje o jovem de 27 anos saber fazer mais de 15 tipos de variações.
Funcionário de uma loja de moda social, Yves não se resume às criativas gravatas. Pai solteiro de um filho de nove anos, ele também é modelo e ciclista. Sobre duas rodas, ele percorre, diariamente, 30 quilômetros para trabalhar.
Foi no atual emprego, onde está há mais de oito meses, que ele se especializou nos nós, após observar um colega de trabalho também interessado no assunto. Passou então a procurar conhecimento por conta própria, e desenvolveu habilidades de inventar seus próprios estilos.
“Alguns clientes veem que é uma coisa diferente e não é todo mundo que faz aqui na cidade. E foi uma pesquisa que eu mesmo realizei na internet pra ver onde esses nós são utilizados com frequência”, disse.
Algumas das gravatas são utilizadas por um significado na montagem, além de variar para cada estilo e ocasião, “Temos um com significado de ‘Pai, Filho e Espírito Santo’, bastante utilizado por pastores, padres e cristãos”, explicou Yves.