Cotidiano

Jovem escolhe estudar sozinha para vestibular e mantém rotina de 4h ao dia

Eliminar as distrações e ter disciplina são fundamentais para quem optar por se preparar sozinho para as provas do vestibular

São 4 horas diárias dedicadas aos estudos. O objetivo é passar no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Esta é a rotina da estudante Ana Júlia Arenhart, de 19 anos, que está entre os mais de 5 mil inscritos no Vestibular 2022.1, que ocorrerá no próximo domingo, 6. A jovem optou por estudar sozinha e disse manter o foco e a determinação para realizar este sonho. 

Com o atual cenário de pandemia, melhor adaptados com o ensino remoto, alguns estudantes preferiram manter um ritmo de estudos em casa, uma vez que os preparatórios exigem uma rotina de estudos muitas vezes exaustiva, com horários intensivos de revisão e aprendizado. 

“Exercitar sozinha é a forma que eu realmente aprendo, pois em sala de aula, muitas vezes não consigo absorver o que é passado ali. Desde o início de janeiro eu venho estudando em casa e eu tiro no mínimo 4 horas do dia para me dedicar a isso”, relatou a jovem.


Ana Júlia Arenhart, de 19 anos, dedica 4 horas diárias aos estudos e pretende passar em Medicina Veterinária (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo ela, o tempo é destinado à leitura de apostilas, estudo redação e revisão dos demais conteúdos, principalmente os que são peso dois na avaliação.  “Minha maior dificuldade é manter uma disciplina e foco, porque em casa a gente se distrai muito”, explicou a candidata. Ana Júlia destacou que não é fácil estudar sem apoio de um professor, mas que o esforço é proveitoso para qualquer estudante. 

Estudar sozinho é bom?

Para a coordenadora Fabíola Chaves, existem pessoas que estão estudando em casa, sem nenhum curso preparatório e estão muito bem preparadas para enfrentar o vestibular. Ela ressaltou que escolher entre estudar sozinho ou em cursinho depende somente do candidato.

“Existe o aluno que prefere a humanização do ensino numa sala de aula, mas para quem opta por se preparar em casa e cria um ambiente personalizado com aulas virtuais e simulados, é ótimo. O foco e a determinação de como o aluno se comporta mediante os dois ambientes de estudo é fundamental para a aprovação desejada”, enfatizou a professora. 

Provas

As provas serão aplicadas no dia 6 de fevereiro de 2022, das 8h às 13h, para as modalidades Prova Integral (PI) e PSS – E3; e das 8h às 11h para PSS – E1 e E2, devendo o candidato se apresentar ao local de prova com uma hora de antecedência, em todos os casos. 

Nas etapas E1 e E2 do PSS, a prova será composta de prova objetiva, contendo três questões de cada disciplina, sem redação. As provas PSS – E3 e Integral são compostas por nove questões de cada disciplina e a redação. 

Confira os locais de provas clicando aqui.