Os jovens que nasceram em 1997 devem se apresentar no primeiro semestre deste ano à junta de Serviço militar. O prazo final para o alistamento é até 31 de junho. Todo cidadão brasileiro, ao completar a maioridade, deve fazer o alistamento militar e participar da seleção para prestar o Serviço Militar, que consiste em um treinamento com duração de 12 meses através das forças armadas brasileiras, ou seja, a Aeronáutica, a Marinha e o Exército.
O alistamento militar faz parte da Constituição brasileira, ou seja, é obrigatório. Então, se você vai completar 18 anos em 2015, a Folha explica como funciona o alistamento militar:
documentos para fazer o alistamento militar:
• Documento de identificação: Carteira de identidade ou certidão de nascimento;
• Uma foto tamanho 3×4, recente e sem retoques.
• Um Comprovante de residência atual
O jovem que não comparecer na JSM dentro do prazo para o alistamento militar 2015, que será entre os meses de janeiro e junho, terá que pagar uma multa no valor de R$ 1,38 para fazer o alistamento, porém só participará da seleção do ano seguinte.
Etapas do Alistamento
1ª etapa
Após o alistamento, que é a primeira etapa do processo, o jovem receberá um certificado de alistamento militar, com a data que deverá se apresentar novamente para realizar a próxima etapa.
2ª etapa
A segunda etapa ocorre geralmente entre julho e outubro. Os alistados irão realizar testes de aspecto moral e cultural, físicos e psicológicos. Durante essa etapa os participantes poderão indicar em qual força armada gostariam de fazer o alistamento, o que só será possível se tiver o perfil desejado e se houver vagas disponíveis.
3ª etapa
A terceira etapa é a de distribuição. Os aprovados na segunda etapa serão encaminhados à Marinha, Aeronáutica ou Exército. De acordo com a disponibilidade de vagas, do perfil dos selecionados e a proximidade do quartel ou porto do domicílio.
4ª etapa
Na quarta e última etapa, o indivíduo é incorporado nas forças armadas e passa a prestar o serviço militar obrigatório por um ano, mas esse prazo pode ser reduzido para dois meses ou prorrogado por 6 meses.
Todos aqueles que forem dispensados do alistamento militar no decorrer do processo de seleção, irão receber o CDI (Certificado de Dispensa da Incorporação).
O que acontece se não me alistar?
Quem não participar do alistamento militar, estará em débito com as suas obrigações militares. O cidadão que se encontra nessa situação fica impedido de: obter carteira profissional, obter passaporte, se tornar funcionário público, participar de concurso e fazer matrícula em universidade.
Como ser dispensado do serviço militar?
Algumas situações podem desencadear dispensa do serviço militar, como é o caso de deficiências físicas, doenças crônicas e problemas psicológicos. Os jovens que são pais e que sustentam uma família também podem ser dispensados, mediante a apresentação de documentos comprobatórios.