Cotidiano

Juiz federal toma posse no TRE-RR

Em sessão ordinária realizada no plenário do Tribunal de Justiça de Roraima

O juiz federal Diego Leonardo Andrade de Oliveira toma posse como juiz  do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), em sessão ordinária realizada ontem (14), no plenário do Tribunal de Justiça de Roraima. O magistrado vai ocupar o cargo por motivo de afastamento da juíza Clara Mota, que atuava  como titular na Corte Eleitoral.

Atualmente, o Pleno do TRE-RR tem a seguinte composição: desembargador Mauro Campello (presidente), juiz de direito Paulo Cézar Menezes (corregedor), juiz de direito Antônio Martins, advogado Jean Michetti (jurista) e a advogada Terezinha Muniz (jurista).
Segundo o artigo 120 da Constituição Federal, o TRE é composto por sete membros, escolhidos mediante eleição, pelo voto secreto, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo.

Compõem ainda a Corte Eleitoral, por nomeação, pelo Presidente da República, dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. De acordo com a Constituição, o TRE elegerá seu presidente e vice-presidente dentre os desembargadores.

Currículo Diego Leonardo Andrade de Oliveira é natural de Fortaleza – Ceará e graduou-se em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em dezembro de 2007. Foi servidor do Ministério Público Federal no Estado do Ceará de setembro de 2005 a janeiro de 2013. Aprovado no XIV Concurso de Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, exerceu o cargo de Juiz Federal Substituto na 9ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão de fevereiro de 2013 a dezembro de 2014. Atua como Juiz Federal Titular na 3ª Vara da Seção Judiciária de Roraima desde janeiro de 2015.

Fonte: TRE-RR