Cotidiano

Justiça Eleitoral Itinerante inicia atendimento em Boa Vista

A Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) 2015 vai realizar atendimentos nesta semana em três bairros localizados na zona oeste da Capital

Com o slogan ‘Cidadania ao alcance de todos’, a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) 2015 vai realizar atendimentos nesta semana em três bairros localizados na zona oeste da Capital, no horário das 8h às 15h. Os moradores poderão tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via.

Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

Conforme o calendário, hoje (7), o ônibus da JEI estará em frente à escola Wanda David Aguiar, na rua Estrela Dalva, 736, bairro Raiar do Sol. Nos próximos dias 8 e 9 de abril, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) atenderá em frente à escola Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, na rua João Pessoa, s/nº, bairro Nova Cidade. E na próxima sexta-feira (10), o atendimento ocorrerá em frente à escola Hilda Franco de Souza, na rua Latitudinal, 259, Conjunto Cruviana, bairro Equatorial.

Na análise da coordenadora da JEI, juíza Terezinha Muniz, o programa tem o propósito de disponibilizar os serviços eleitorais via satélite para comunidades indígenas, ribeirinhas e distantes das sedes das zonas eleitorais, inclusive na capital. “É uma oportunidade para os eleitores regularizarem a situação eleitoral sem custo com deslocamento. É importante que as pessoas fiquem atentas quanto ao calendário de atendimento”, disse.

O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, destacou a importância de realizar atendimento nos locais mais distantes do Estado, o que resulta na aproximação da Justiça Eleitoral com a população, a fim de aumentar o cadastro eleitoral e garantir o pleno exercício da cidadania. Ele explicou que em Boa Vista existem pouco mais de 190 mil eleitores e a meta é atingir 200 mil.

“É a Justiça Eleitoral indo até a casa do cidadão, pois, pelo princípio da Constituição Federal, o voto é obrigatório, logo, precisamos dar acesso aos que moram longe, que precisam andar longas distâncias para regularizar a situação eleitoral. Ao utilizar uma antena via satélite, nós entregamos o título de eleitor na mesma hora em que é feita a solicitação, e isso é um avanço considerável para promover essa inclusão”, ressaltou Campello.

Na próxima semana, no período de 13 a 17 de abril, a JEI estará em Pacaraima. O calendário completo com as datas dos próximos atendimentos a serem realizados no interior do Estado e na capital pode ser acessado no site do TRE-RR, no endereço eletrônicowww.tre-rr.jus.br, na seção Destaques.

Fonte: TER-RR