Cotidiano

Juventude roraimense é tema de audiência pública

O evento vai contar com a presença da secretária Nacional da Juventude (SNJ), Emilly Coelho, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos

Discutir a implantação de políticas públicas direcionadas aos jovens roraimenses e apresentar projetos que contribuam para a conscientização sobre a prevenção de drogas e acesso à informação, educação, saúde, segurança, emprego, cultura e lazer, estarão entre os temas a serem debatidos na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na próxima segunda-feira (14), às 15h, no plenário Noêmia Bastos Amazonas.

O evento vai contar com a presença da secretária Nacional da Juventude (SNJ), Emilly Rayanne Coelho Silva. O órgão integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos (MMFDH). A audiência é uma iniciativa do deputado Eder Lourinho (PTC), membro da Comissão de Cultura e Juventude. O parlamentar falou sobre o momento político atual e as consequências da pandemia na vida dos jovens e da população em geral.  

“A preocupação é com a ausência de políticas sociais e econômicas para esses jovens, visando diminuir a pobreza e as desigualdades existentes no país, neste momento pandêmico”,  explicou o parlamentar, acrescentando que a audiência também vai discutir a necessidade de facilitar o acesso à educação, à qualificação profissional, à emprego, saúde, cultura e lazer. “É preciso melhorar a qualidade de vida dos jovens roraimenses, respeitando seus direitos e apoiando em seus projetos de vida, nesse contexto da pandemia da covid-19”, destacou.

Segundo o deputado, a expectativa é sensibilizar as autoridades do Estado e o Governo Federal para a efetivação de ações de políticas públicas voltadas para atender as necessidades da juventude roraimense. “O debate vai incentivar o desenvolvimento de programas para que um número maior de jovens coloquem em prática projetos em busca da realização de seus sonhos”, completou.

Representantes do coletivo jovem, organização de movimentos sociais, autoridades municipais, estaduais, Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), Conselho Tutelar e demais órgãos ligados aos direitos da juventude em Roraima confirmaram presença na Audiência Pública, que será transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia (canal 57.3), portal da ALE-RR (al.rr.leg.br) e pelas plataformas digitais, no Facebook e Youtube (@assembleiarr).