Familiares de presos procuraram a FolhaBV mais uma vez para denunciar que o kit contendo itens de higiene pessoal, como pasta e escova de dente, sabonete, desodorante e shampoo, além de dois fardamentos e sandália, ainda não foi entregue aos presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).
Uma das denunciantes, que preferiu não se identificar, disse que entregou os itens na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) no dia 27 de janeiro.
“Gastei 230 reais com tudo que eles solicitaram e até agora não entregaram para eles, isso está errado, se compramos é para que nossos parentes usem o material que o Governo deveria fornecer e não fornecem, então que ao menos façam a entrega”, disse.
A lista com itens de higiene e o modelo do fardamento foi divulgado pela Sejuc no dia 22 de janeiro, após um acordo firmado entre o Ministério Público (MPRR), Tribunal de Justiça e a Sejuc, em reunião realizada no Fórum Criminal no dia 21 de janeiro.
OUTRO LADO
A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informa que os kits de higiene são entregues pelos familiares dos detentos na sede da Sejuc de segunda-feira a
sexta-feira das 7h30 as 13h30 e em seguida são levados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde serão destinados aos referidos detentos.
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Execução Penal, informa que acompanha o cumprimento do acordo e que, até o momento, não recebeu reclamações quanto à entrega dos kits de higiene.
Com relação aos fardamentos, o MPRR informa que os kits serão entregues aos detentos durante ação de saúde a ser realizada na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, no início de março. A ação deverá contemplar todos os detentos e também faz parte do acordo formalizado no último dia 13 de fevereiro entre o MPRR e a Sesau.
*Matéria atualizada às 15h30