Na última quinta-feira, 26, os beneficiários da Unimed Fama se surpreenderam ao receber, por um cartaz na porta da empresa que presta os serviços de exames laboratoriais, a informação de que não será mais realizado o atendimento aos pacientes da unidade de saúde.
Conversamos com o Rogério Carvalho, servidor público e advogado, que é beneficiário da Unimed Fama e já acionou órgãos fiscalizadores contra a empresa anteriormente devido a outros problemas.
“Caso eu ou algum de meus filhos e esposa precise, não teremos atendimento. No meu caso mais específico, por ser portador de uma doença autoimune, preciso de exames a cada 4 meses, pois meu médico sempre pede para o acompanhamento da doença e, como consequência, o seu controle. Mas destaco que muitos beneficiários já estão sendo afetados por conta dessa inadimplência da Unimed Fama não só com laboratórios, mas clínicas, médicos e terapeutas”, disse em relato.
O advogado afirma que é comum que a maioria das pessoas se sintam perdidas sobre quem acionar para tentar solucionar problemas semelhantes a estes.
Portanto, Rogério orienta que as pessoas que se sentirem prejudicadas devem procurar os órgãos fiscalizadores, que nesse caso específico é a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Procon e o que compete ao Ministério Público, como por exemplo, algum direito violado de crianças, idosos ou pessoas com deficiência (PcD).
Além disso, ele ressalta que a própria operadora, no caso específico Unimed Fama, tem um canal de atendimento que deve ser acionado.
Outro Lado
A Folha de Boa Vista procurou a Unimed Fama e a Sabin Diagnóstico e Saúde, empresa que presta o serviço, para dar esclarecimentos sobre essa situação para os beneficiários, que estão preocupados com a situação. Entretanto, a empresa de exames laboratoriais não quis se pronunciar e a Unimed Fama não respondeu até o momento da publicação da matéria.