Ladrões estão violando túmulos no cemitério municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul da Capital. Eles furtam qualquer coisa que tenha valor. Levam castiçais, vasos, peças de mármore e até arranjos de flores. O cemitério não tem vigilância e uma parte de trás do muro desmoronou com as chuvas.
A Folha foi esta semana ao cemitério e constatou a denúncia feita por familiares dos mortos. A aposentada Rosana de Souza Cruz, de 62 anos, disse que tomou um susto, na semana passada, quando foi visitar o túmulo do esposo, que fica na última quadra do cemitério. “Quebraram o cadeado da capelinha e levaram uma cruz, dois castiçais e o porta-retrato. Quanto desrespeito. Os objetos não tinham um grande valor. Espero que a administração do cemitério tome providências”, cobrou a viúva, moradora do bairro Liberdade, zona Oeste.
Moradores da rua Maú confirmaram à reportagem da Folha que é comum à noite, principalmente aos finais de semana, adolescentes entrarem no cemitério para usar drogas e cometer atos de vandalismo.
“Praticam sexo em cima de túmulos ou atrás das capelas. Ainda usam drogas e praticam furtos. Eles não respeitam os mortos. A maioria é jovem. É comum a gente escutar gritos desses moleques. Nem morto tem sossego”, reclamou uma moradora, que preferiu não se identificar.
Anteontem à tarde, a Folha encontrou um garrafão de vinho e uma latinha de cerveja furada, utilizada no consumo de droga, em cima de um túmulo na parte de trás do cemitério, perto de onde o muro desabou. Alguns jazigos estavam quebrados.
A administração do cemitério não sabe quantos túmulos já foram violados. Em nota, a Prefeitura de Boa Vista apenas informou que o reparo no muro já está no cronograma da equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. O serviço será feito em breve, mas a PMBV não informou uma data precisa.
Com relação à fiscalização, ainda segundo a PMBV, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, responsável pela administração do cemitério, e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito já estão verificando uma forma de coibir a ação dos vândalos, com o policiamento fixo da Guarda Municipal e rondas no local. (AJ)