Cotidiano

Lago dos Americanos é impróprio para banho

POLYANA GIRARDI

Colaboradora da Folha

Localizado num dos principais pontos de lazer da cidade, o Lago dos Americanos, no Parque Anauá, tem sido indevidamente usado para banhos. Conforme informações dadas à Folha, há pelo menos dois fins de semana seguidos banhistas são vistos no espaço cuja finalidade, de acordo com a Secretaria de Educação, é “ornamental”.

O funcionário de um dos quiosques em frente ao lago conta já ter visto pessoas tomando banho à noite no lago.

“São venezuelanos que não têm onde morar e usam o lago para tomar banho ou pegar água”, afirmou. Atualmente, não existem placas com informações sobre os riscos de utilizá-lo.

A Folha foi até o Lago dos Americanos e encontrou muito lixo no local, como sacolas plásticas, copos descartáveis e até fezes de animais próximos à água. Na areia branca que cobre metade dos arredores do lago, foram encontradas linhas soltas com cerol, uma espécie de pasta feita de vidro moído usada por quem empina pipa e que pode cortar a pele.

Segundo o infectologista Mauro Asato, é importante que as autoridades responsáveis verifiquem se há presença de caramujos africanos no lago.

“Os caramujos africanos podem transmitir várias doenças, como a meningite eosinofílica, que causa sérios danos ao sistema nervoso central do ser humano. A água parada também pode apresentar ambiente criadouro de larvas e em hipótese alguma deve ser ingerida, se não houver saneamento básico”, ressaltou.

ORNAMENTAÇÃO – Em nota, a Secretaria de Educação (Seed), por meio do Instituto de Desporto, responsável pela coordenação do Parque Anauá, informou que o Lago dos Americanos é um local ecológico e de preservação, sendo de finalidade apenas ornamental. Portanto, não são permitidos banhistas no local. Por essa razão, ainda de acordo com a nota, não há escala de bombeiros militares salva-vidas no lago.

O governo ainda ressalta que está trabalhando junto aos órgãos de fiscalização ações que visam alertar os visitantes do Parque Anauá quanto às restrições no Lago Americano.